Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Musical da Embap/Unespar aproxima Universidade da sociedade

Geral

Musical da Embap/Unespar aproxima Universidade da sociedade

Geral, Extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 29/11/2024 16h33 última modificação: 29/11/2024 16h33

A Escola de Música e Belas Artes (Embap), o Bacharelado em Canto – Núcleo de Performance e a Big Belas Band (BBB), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), apresentaram o espetáculo Mamma Mia!, dias 18 e 19  de novembro, no Auditório Mário Schoemberger, reunindo centenas de pessoas apreciadoras das músicas do Grupo ABBA, que marcaram a geração das décadas de 70/80.

O espetáculo acadêmico e gratuito “foi realizado em uma parceria entre a disciplina Núcleo de Performance, do Bacharelado em Canto, e a Big Belas Band, que é um dos grupos artísticos do campus de Curitiba I e um projeto de extensão.  Anualmente, a Banda promove um musical diferente e mais uma vez a parceria do Bacharelado em Canto com a BBB foi um sucesso”, comemora o professor Marco Aurélio Koentopp, coordenador da Banda (juntamente com os professores Jean Pscheidt e Eduardo Lobo) que é uma disciplina e um projeto de extensão. Ele destacou que na performance foram executadas “músicas alegres e intensas das décadas de 70/80 que, inclusive, fizeram o musical se tornar um filme.”

O professor lembra também que os integrantes do espetáculo são todos alunos dos cursos de Bacharelado em Instrumento, Licenciatura em Música e Bacharelado em Composição & Regência. E os integrantes do Núcleo de Performance, coordenado pela professora do colegiado de Canto Débora Bergamo (do Bacharelado em Canto, modalidade Belting e Canto Popular Brasileiro), são alunos do Bacharelado em Canto.

Além de coordenar o Núcleo de Performance, Débora foi responsável pela concepção, direção musical e direção geral do espetáculo. Quanto ao resultado ela define como “maravilhoso”. Segundo a docente, “foram duas noites de teatro lotado, os alunos se superaram, havia muita união e concentração. Sentimos o momento como um marco pois foi a primeira vez que algo assim aconteceu, desde o envolvimento com o equipamento de som até a divulgação”, conta emocionada.

Débora também lembra da plateia que estava “animadíssima, e muito emocionada também e que nos deram muitos feedbacks bonitos”, revela, sem esconder a ansiedade para o espetáculo a ser preparado para o ano que vem.

Marco Aurélio completa afirmando que “o espetáculo, fruto do projeto de extensão e disciplinas, foi muito proveitoso e com certeza aproximou a sociedade da comunidade universitária, considerando o grande número de pessoas presentes na universidade”.

A reitora professora Salete Machado Sirino parabeniza docentes, agentes e estudantes pela idealização do evento, proporcionando ao público um espetáculo “de altíssima qualidade”. Salienta ainda, “a relevância da Arte e Cultura produzida pela Universidade e de seu potencial de transformação social."