Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Na Argentina, docentes visitam universidades em busca de convênios, cursos e intercâmbios

Geral

Na Argentina, docentes visitam universidades em busca de convênios, cursos e intercâmbios

geral, ensino

por Denise Ligmanovski publicado: 20/05/2025 09h00 última modificação: 20/05/2025 09h00

 

Os professores Solange Stecz e Marcos H. Camargo, do campus de Curitiba II/FAP, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), visitaram a Universidad Nacional de Patagonia Austral (UNPA), em Rio Gallegos (onde está localizada a reitoria), e a Universidad de Buenos Aires (UBA), de 15 a 27 de abril, com o objetivo de conhecer as instalações e discutir convênios, acordos, cursos e intercâmbios.

Na UBA, os docentes estabeleceram contatos com pesquisadores que têm potencial para novos acordos e intercâmbios a serem desenvolvidos posteriormente. Porém, a maior parte da visita aconteceu nas instalações da Universidade Nacional de Patagonia Austral.

Na UNPA, os docentes foram recebidos pela reitora Roxana Puebla e receberam total apoio da alta administração para as atividades como visitadores técnicos. A vice-reitora Maria Eugénia de San Pedro forneceu as informações solicitadas e supriu as necessidades de natureza acadêmica, como deslocamento, entrevistas com responsáveis pelos setores universitários e dados estruturais da Universidade.

Segundo os docentes, ainda na reunião com a alta gestão da UNPA, foi possível entrar em acordo com temas relativos a um projeto de doutorado em arte e tecnologia, no qual a UNPA terá participação em forma de vagas para doutorandos, intercâmbio de docentes e discentes, especialmente no âmbito das disciplinas de tecnologia e pesquisas de extensão do programa.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNPA, professor Johan Manuel Lopez Mujica, acompanhou os visitantes em todas as atividades e os colocou em contato com os coordenadores do mestrado em Oceanografia e Tecnologia Educacional, com o objetivo de verificar a possibilidade de acordos e convênios com a Unespar, conforme esclarecem os docentes.

No encontro com o coordenador da área de Comunicação da UNPA, professor Cristian Bessone, os professores visitaram as instalações da rádio e produtora da Universidade, com a finalidade de conhecer os sistemas de comunicação daquela universidade, “em função de sua estrutura multicampi, semelhante ao modelo da Unespar”, detalha Marcos Camargo, complementando que ainda na visita “tomamos conhecimento de que o sistema de comunicação universitário congrega as diferentes sedes que estão distantes centenas de quilômetros, quase tanto quanto os campi da Unespar”, compara.

Em um programa matutino, a Rádio FM Federal da UNPA entrevistou os professores sobre a visita, oportunidade em que “explicamos a intenção da Unespar em realizar vários acordos com a UNPA, visando o desenvolvimento conjunto de tecnologias que auxiliem o desenvolvimento socioeconômico das duas regiões e países”, disse Marcos Camargo.

Ainda durante a semana, os professores Solange e Marcos Camargo ministraram um curso na forma de seminário avançado, para alunos de pós-graduação de vários mestrados e doutorados da UNPA, discorrendo sobre as relações entre o conhecimento lógico-filosófico e o conhecimento estético.

Durante a visita, em encontro com o pesquisador e doutor em filosofia da UNPA, professor de hermenêutica Aldo Enrici, Marcos Camargo e Solange Steczs organizaram um curso a ser ofertado no Brasil, na própria Unespar, sobre os impactos da inteligência artificial na pesquisa, no ensino e no cotidiano das pessoas, como também seus limites com relação à inteligência humana.

A visita técnica se ampliou para um encontro com o secretário provincial do Centro Cultural de Santa Cruz, Adriel Ramos Pitsch, e a diretora geral, antropóloga Pamela Alvarez, também responsável pela preservação da indústria artesanal regional, especialmente com produtos do local e cerâmica.

No encontro, foi possível mencionar possibilidades de convênios, tanto pela Unespar, quanto pela secretaria estadual de Cultura do Paraná, para a promoção de iniciativas e políticas públicas sobre preservação de tradições culturais populares, convênios com a produção audiovisual de ambos os países e pesquisas na área de arqueologia e antropologia.