Geral
NAFs recebem certificado de reconhecimento Bronze e Diamante da Receita Federal por trabalho gratuito de assistência fiscal
Geral, Extensão
Nesta terça-feira (12) os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAFs) dos campi de Apucarana e Paranavaí receberam o certificado de reconhecimento Bronze por conta do trabalho de assistências fiscais gratuitas prestadas à população em 2025. A cerimônia foi promovida pela 9ª Região Fiscal da Receita Federal, em Curitiba.
Na mesma ocasião o campus de Apucarana recebeu o certificado de distinção de Mérito Diamante pelo estudo investigativo sobre a percepção da imagem institucional da Receita Federal em municípios do norte central paranaense.
Para a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, “Os reconhecimentos reforçam o compromisso da Universidade com a cidadania fiscal, a extensão universitária e o impacto social das ações desenvolvidas pelo projeto NAF, evidenciando a relevância da integração com a sociedade”, considera.
O evento contou com a presença da reitora da Unespar, Salete Machado Sirino; do Professor Daniel Fernando Matheus Gomes, Diretor do Campus de Apucarana; do Professor Marcos Souza, Coordenador do NAF de Paranavaí; e do Professor Paulo Brene, Coordenador do NAF de Apucarana.
Sobre os NAFs
Os NAFs são projetos da desenvolvidos pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino, com o objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para cidadãos e pequenas empresas. Na Unespar a iniciativa acontece nos campi de Apucarana, Campo Mourão e Paranavaí e buscam orientar a comunidade local, sem substituir a necessidade escritórios de contabilidade.
Em Paranavaí o NAF incentiva a população a doar Imposto de Renda (IRPF) a projetos do município voltados à proteção de crianças, adolescentes e idosos, por meio da campanha ‘ContribuIR Aqui’. Segundo pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo, a destinação do IRPF apoia mais de 2.100 pessoas assistidas pelos Fundos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e da Pessoa Idosa (FMDPI).
Em 2025, por meio da ação, foi possível garantir a retenção de mais de R$ 1,06 milhões em Paranavaí. Entretanto, o potencial da cidade é cinco vezes maior que este valor, pois conta com mais de 7 mil contribuintes aptos a realizar a destinação. Para este, ano a meta do NAF é conscientizar os contribuintes sobre Cidadania Fiscal e ampliar as destinações, que podem ultrapassar mais de R$ 5 milhões de repasses do IRPF às instituições filantrópicas municipais.
Sobre a Premiação
Os certificados de reconhecimento do NAF são divididos em duas categorias:
A Categoria Geral refere-se ao número de assistências prestadas ao cidadão em conjunto ou não com a realização de boas práticas.
Está dividida em três tipos:
- Ouro – Serão reconhecidos com essa certificação os 30 trinta primeiros NAF em quantidade de registros de assistência ao cidadão em âmbito nacional.
- Prata – Serão reconhecidos com essa certificação os NAF que cumulativamente estejam entre os 31º e 150º primeiros em quantidade de registros de assistência ao cidadão no âmbito nacional, e tenham registrado 250 ou mais assistências no ano-base da premiação.
- Bronze – Serão reconhecidos com essa certificação os NAF que tenham realizado pelo menos 150 assistências ou que tenham prestado menos de 150 assistências, mas tenham realizado no mínimo 10 boas práticas.
A Categoria Especial é um reconhecimento por Distinção de Mérito aos NAF e está divida em duas partes:
- Diamante – para trabalhos dos NAF que resultem em inovação e aplicação das dinâmicas de conscientização tributária.
- Rubi – por adesão do NAF ao Programa “Mulher Cidadã”, do Ministério da Fazenda.




