Você está aqui: Página Inicial > Notícias > No dia do Ouvidor, conheça mais sobre a Ouvidoria da Unespar

No dia do Ouvidor, conheça mais sobre a Ouvidoria da Unespar

por Helio Sauthier publicado: 16/03/2021 12h44 última modificação: 05/07/2022 08h29

O Dia Nacional do Ouvidor é comemorado em 16 de março de cada ano, efeméride instituída pela Lei nº 16.232, de 14 de maio de 2012.

Quem conhece o trabalho da ouvidoria? A função exercida pelos gestores de ouvidoria requer não somente o conhecimento técnico, mas, sobretudo, a capacidade de ouvir, entender e se colocar na posição do outro.

Ao procurar a ouvidoria o cidadão tem um sentimento de insatisfação com o serviço público, está sem expectativa de solucionar o seu problema, e por diversas vezes, em situação emocional fragilizada. Nesse ambiente de inconformismo e descrença, cabe ao ouvidor prestar um atendimento humanitário, acolher o cidadão e respeitar a sua manifestação.

No que se refere à ouvidoria da Unespar, universidade pública, este serviço prestado não apenas à comunidade interna, como também à externa, tem por objetivo garantir o cumprimento da lei e dos direitos dos usuários do sistema, cidadãos que porventura não se sintam satisfeitos com qualquer problema de ordem acadêmica, ou quaisquer outros temas correlatos. A universidade deve seguir o exemplo do entendimento democrático sobre a preservação dos direitos civis de cada cidadão.

Sempre que houver necessidade ou desejo de manifestar elogio, crítica, sugestão, reclamação ou denúncia pertinentes à Instituição, seus diversos órgãos e colaboradores, utilize-se desse canal.

Para maiores informações acesse aqui a página da Ouvidoria da Unespar. Feliz Dia do Ouvidor!