Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Noite vibrante abre 1º Festival de Arte e Cultura da Unespar em Paranavaí

Noite vibrante abre 1º Festival de Arte e Cultura da Unespar em Paranavaí

Geral, Extensão

por Fábio Candido dos Santos publicado: 14/06/2024 10h28 última modificação: 14/06/2024 10h30

Música, dança e alegria deram o tom da abertura do 1º Festival de Arte e Cultura da Unespar (Festar), iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da instituição, na noite de quarta-feira (12), no campus de Paranavaí.

Até 15 de junho, o campus e outros espaços da cidade do noroeste paranaense serão tomados por vasta programação de espetáculos de teatro e dança, performances, shows, concertos, exposições de artes visuais, mostra de cinema e audiovisual, saraus de literatura, artesanato, manifestações da cultura popular, atividades formativas – workshops e oficinas –, além de aulas abertas.

A reitora, Salete Machado Sirino, destacou a proposta do Festar “de fortalecer as ações de arte e cultura na Unespar, possibilitando o intercâmbio entre as ações artístico-culturais realizadas em todos os sete campi da nossa universidade”.

Sirino também observou que “o Festival promove a interação entre estudantes, docentes, agentes e a comunidade de modo geral, com programação intensa e variada, oferecendo ações formativas que visam potencializar o viés artístico na formação de nossos estudantes. A arte e a cultura devem ser entendidas como eixos transversais ao desenvolvimento pessoal, profissional e de humanização dos indivíduos”.

A pró-reitora da Proec, Rosimeiri Darc Cardoso, ressaltou “a necessidade de espaços para vivenciar e experimentar a arte e a cultura, como forma de conhecimento do ser humano, uma vez que a arte consegue penetrar as grossas camadas com as quais nos escondemos para enfrentamento das nossas lutas diárias. Ao nos escondermos, também deixamos de nos enxergar e a arte tem potencial para nos revelar e permitir que enxerguemos os outros. Essa experiência é única e tem o poder de ‘humanizar o homem’, para usar as palavras do sociólogo Antonio Candido”.

Já Márcia Moraes, diretora de Cultura da Proec e coordenadora do Festar, afirmou que “propor a realização do Festival de Arte e Cultura da Unespar significa implantar uma ação de continuidade, criando um compromisso de longo prazo com as próximas gerações. Por ser um evento de grande porte, o Festival agrega uma diversidade de atividades num curto período, com potencial mobilizador, incentivando e promovendo a participação de estudantes, agentes docentes e comunidade externa na sua organização e realização”.

Idealizado por Moraes, o Festival conta com a colaboração de uma equipe do campus de Paranavaí, anfitrião do evento, e de instituições parceiras da cidade do noroeste paranaense. O objetivo é integrar a comunidade acadêmica à externa a partir da arte e da cultura, visando aprofundar o conhecimento e o convívio social e afetivo por meio da construção de novas perspectivas, criações, reflexões e debates.

A Unespar agradece a acolhida do campus, bem como a parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Paranavaí, a Fundação Cultural da cidade, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e demais parceiros e artistas inscritos no 1º Festar.