Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota sobre os cortes na Educação e Ciência impostos pelo Governo Federal

Nota sobre os cortes na Educação e Ciência impostos pelo Governo Federal

Geral, Pesquisa

por Helio Sauthier publicado: 07/12/2022 17h57 última modificação: 07/12/2022 17h57

A CAPES, em nota emitida em 6 de dezembro de 2022, informou que, devido aos contingenciamentos impostos pelo Ministério da Economia e ao Decreto 11.269, de 30 de novembro de 2022, ficará impedida de pagar as mais de 200 mil bolsas de residência, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) manifesta repúdio pela ação do corte financeiro imposto ao Ministério da Educação e às suas autarquias, como a CAPES, atingindo a subsistência de bolsistas de pós-graduação, prejudicando sobremaneira a capacidade de atuação das universidades e institutos de pesquisa brasileiros.

Tal ação afeta diretamente milhares de pesquisadoras e pesquisadores que dependem da bolsa de estudos como única fonte de renda, considerando que a oferta das bolsas está condicionada a dedicação exclusiva ao desenvolvimento dos seus projetos.

Aliamo-nos ao Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação e a todas as entidades representativas para exigir uma ação imediata do Governo Federal para que o pagamento das bolsas seja honrado e que a situação seja regularizada, pois não podemos aceitar o descaso com as áreas da Educação, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, áreas estratégicas para o desenvolvimento das sociedades.