Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nove ambientes de inovação da Unespar ganham credenciamento

Nove ambientes de inovação da Unespar ganham credenciamento

Geral, Pesquisa

por Denise Ligmanovski publicado: 24/11/2023 16h13 última modificação: 24/11/2023 16h13

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) recebeu o credenciamento de nove ambientes promotores de inovação, durante o 5º Encontro de Parques Tecnológicos, realizado na última segunda-feira (21), em Guarapuava. Segundo a Lei Estadual de Inovação do Paraná (20.541/2021), os ambientes de inovação são espaços públicos e privados que favorecem ações de empreendedorismo, inovação e pesquisa científica e tecnológica.

Ao todo, 188 ambientes promotores de inovação foram credenciados pelo Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec). Os ambientes credenciados estão em 42 cidades paranaenses, sendo a maioria em Curitiba (29), Londrina (20), Maringá (16) e Guarapuava (11).

No credenciamento do Separtec, os ecossistemas são qualificados em 10 categorias: aceleradoras; agências de inovação; centros de inovação; espaços maker; hubs de Inovação; incubadoras; pré-incubadoras; e parques tecnológicos em operação, em implantação e em planejamento.

Os ambientes da Unespar foram credenciados nas categorias Agência de Inovação Tecnológica (Agitec)/Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Incubadoras, Pré-Incubadora e Espaço Maker sendo:

Categoria Agitec/NITs:

• Agitec escritório local de Apucarana;
  • Agitec escritório local de Campo Mourão
  • Agitec escritório local de Curitiba
  • Agitec escritório local de Paranaguá
  • Agitec escritório local de Paranavaí
  • Agitec escritório local de União da Vitória
  • Categoria Espaço Maker: Laboratório de Prototipagem de Paranaguá
  • Categoria Pré-Incubadora: Hotel Tecnológico de Campo Mourão
  • Categoria Incubadora: Incubadora Social de Paranaguá

A iniciativa é da Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com as secretarias da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e da Fazenda (Sefa). “O objetivo é viabilizar, no futuro, o acesso desses ambientes que integram o ecossistema de inovação paranaense a recursos públicos e incentivos fiscais, com amparo na Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que está em processo de elaboração. Antes dessa chamada pública, somente os parques tecnológicos eram credenciados no Separtec”, esclarece o professor Sebastião Cavalcanti Neto, coordenador geral da Agitec na Unespar.

Durante o evento também foram anunciados dois novos editais indicando os recursos financeiros e incentivos fiscais para o fomento dos ecossistemas.

Credenciamento Acadêmico

No Paraná, a exemplo de outros estados, as instituições públicas de ensino superior lideram a disponibilidade desses espaços, somando 71 credenciamentos nesse edital do Separtec.

A Unespar obteve nove credenciamentos em seis cidades. Na sequência, as universidades estaduais do Norte do Paraná (UENP) e do Oeste do Paraná (Unioeste) conquistaram sete e cinco credenciamentos, respectivamente, em quatro municípios.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) credenciou quatro ambientes em duas cidades; seguida pelas universidades estaduais de Londrina (UEL) e de Maringá (UEM) com três credenciamentos. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) credenciou um ambiente de inovação.