Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Numape e CEDH da Unespar celebram Dia Internacional da Mulher em evento e solenidade em Paranavaí

Geral

Numape e CEDH da Unespar celebram Dia Internacional da Mulher em evento e solenidade em Paranavaí

Geral, Extensão

Projeto e órgão da Universidade marcam presença na ação municipal “Mulheres em Cena” e em homenagem na Câmara de Vereadores
por Fábio Candido dos Santos publicado: 12/03/2025 16h43 última modificação: 12/03/2025 16h43

O projeto de extensão Núcleo Maria da Penha (Numape) e o Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) do campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) comemoraram o Dia Internacional da Mulher com participações no evento aberto ao público “Mulheres em Cena” e em solenidade na Câmara Municipal da cidade do noroeste paranaense. 

No “Mulheres em Cena”, realizado na praça da Xícara na data reservada mundialmente à homenagem ao gênero feminino – 8 de março –, Numape e CEDH marcaram presença com atividades de conscientização. A iniciativa foi fruto de parceria entre a Fundação Cultural e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Paranavaí.

Durante o evento, o Numape promoveu exposição de desenhos e discussão sobre violência doméstica, além de apresentação de varal com informações relativas a medidas protetivas, principais direitos das mulheres e formas de violências tipificadas na Lei Maria da Penha. Já o CEDH, por meio do Núcleo de Educação para Relações de Gênero (Nerg), realizou roda de conversa com o público sobre o peso do papel da mulher na sociedade atual. 

A coordenadora do Numape e do Nerg de Paranavaí, Keila Pinna Valensuela, do colegiado de Serviço Social, enfatizou a importância e a necessidade de a Unespar participar de eventos de cunho social e inclusivo, com projetos de extensão e núcleos de defesa dos direitos humanos. Valensuela também fez questão de frisar o fato de que a data é mais que um momento de confraternização e comemoração. 

“Um dia de luta e resistência. É o momento de a gente refletir sobre os nossos direitos, a história da mulher, seu papel social, suas dificuldades nessa sociedade extremamente machista e lembrar todas aquelas que vieram antes para nos fortalecer e manter a caminhada”, disse.

No dia 10, a coordenadora do CEDH, Isabela Candeloro Campoi, do colegiado de História, e a assistente social do Numape e conselheira do CMDM, Soleide da Silva Matiazo, estiveram presentes à sessão solene da Câmara de Vereadores em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A assistente social leu um texto em alusão à data, procedendo ao resgate do histórico da trajetória dos direitos das mulheres no município.

Campoi, que também representa o CMDM, afirmou, em alusão ao papel do Munícipio, ser “no âmbito local que as vidas das mulheres devem ser protegidas das violências" e que "nosso conselho tem tentado melhorar as vidas das mulheres de Paranavaí há cerca de 10 anos. Foram muitas as ações, muitos avanços nesta caminhada, mas podemos fazer mais e para isso esperamos sempre contar com essa casa de leis para tal”.

A cerimônia contou ainda com a presença do prefeito Mauricio Gehlen e foi palco da entrega da Comenda do Mérito “Vereadora Edna de Almeida Andriolli” a três mulheres pelas contribuições à sociedade paranavaiense: Irmã Aparecida Filetti, Márcia Gehlen e Maria Júlia Nunes da Rocha.