Geral
Obras de acessibilidade e instalação de para-raios no campus de Campo Mourão avançam
Geral
As obras para adequações de acessibilidade e instalação de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) no campus Central de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), iniciadas entre dezembro e janeiro, seguem no local.
Ambas as intervenções foram viabilizadas por meio da Encomenda Governamental (EG) 01/2024 da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e visam à melhoria da infraestrutura física e à conclusão de obras paralisadas nas universidades estaduais do Paraná.
As intervenções relativas a adequações de acessibilidade, orçadas em R$ 1,1 milhão e com prazo de execução de 270 dias, incluem instalação de elevador e construção de rampas de acesso no prédio do campus, além de colocação de piso tátil na calçada e corrimões e rampas de acesso no pátio.
Já a instalação do SPDA, conhecido popularmente como “para-raios”, no valor de R$ 195 mil, tem prazo de conclusão de 90 dias e visa a promover estabilidade em relação a eventuais descargas elétricas.
A diretora do campus de Campo Mourão, Ceres Magalhães Ribas, afirmou que as intervenções em curso são “conquistas históricas” e que a relativa à acessibilidade “é extremamente importante por proporcionar que possamos receber de maneira acessível e igualitária todas as pessoas da comunidade interna e externa da Universidade, além de adaptar nossas instalações àquilo que a legislação prevê para que realmente tenhamos um espaço inclusivo”, disse.