Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficinas imersivas do 1º Festar da Unespar promovem integração e riqueza cultural em Paranavaí

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 10/06/2024 10h38 última modificação: 10/06/2024 10h38

As oficinas imersivas do 1º Festar da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), realizado por meio da Pró-reitoria de Cultura e Extensão (Proec), que acontece entre os dias 12 e 15 de junho em Paranavaí, oferecem experiências culturais e artísticas para os participantes. Dentre as atividades destacadas, estão a Oficina de Iniciação ao Canto Coral, conduzida pelo professor André Ricardo, e a Oficina de Reconhecimento do Patrimônio Cultural, ministrada pela professora Ana Paula Peters.

O professor André Ricardo, entusiasmado com a oportunidade de trabalhar com estudantes de todos os campi da Unespar, comenta que está adorando a ideia de poder conhecer a cultura musical e os talentos artísticos dos participantes da oficina. “Posso dizer que vai ser a primeira vez que reuniremos um grupo vocal representativo de toda a Unespar. Ao mesmo tempo, tenho de estar pronto para lidar com pessoas (e vozes) que não conheço. É mais ou menos o que acontece nas disciplinas que eu ministro, com a diferença de que teremos somente três dias para produzirmos algum resultado. Mesmo com a minha experiência, isso traz alguma ansiedade, mas eu aposto que teremos surpresas boas nesses dias", diz o professor.

Ele destaca ainda a importância das oficinas para a integração e o fortalecimento da identidade universitária: “Acredito que isso vai ajudar a fortalecer a identidade da universidade a partir dos estudantes, o que é ótimo, porque acontecerá 'a partir da base', digamos assim, e numa perspectiva cultural e não puramente acadêmica".

Na Oficina de Iniciação ao Canto Coral, André Ricardo pretende apresentar conhecimentos básicos sobre prática coral, como técnica vocal, afinação e leitura musical. Os participantes aprenderão canções e prepararão peças a duas ou mais vozes, dependendo do desempenho. Ao final, um pequeno programa será apresentado no Festar.

Por sua vez, a professora Ana Paula Peters, que já atuou como diretora de cultura da Unespar, conduzirá a Oficina de Reconhecimento do Patrimônio Cultural. Ela explica que a oficina será um espaço de muita conversa, observação e reflexão sobre nossas histórias e as histórias que nos contaram, ajudando a perceber como se constroem as noções de patrimônio e memória individual e coletiva ao nosso redor.

Ana Paula destaca ainda a importância de fazer parte dessa troca de saberes: “A oportunidade de participar de uma oficina está na convivência e troca de ideias e práticas entre os oficineiros e participantes, a partir de provocações que são colocadas para os participantes, que são convidados a fazer e pensar sobre temas que, talvez, já estejam no seu cotidiano ou será uma novidade”.

Na Oficina de Reconhecimento do Patrimônio Cultural, os participantes, a partir de suas memórias e objetos pessoais, construirão e conversarão sobre a noção de patrimônio cultural, refletindo sobre os patrimônios da cidade.

As oficinas imersivas do Festar não apenas enriquecem o conhecimento e a prática artística dos participantes, mas também promovem uma integração significativa entre os estudantes dos diversos campi da Unespar, fortalecendo a identidade cultural e acadêmica da universidade.

No total, são cinco oficinas imersivas e encontram-se a seguir os links das Oficinas para inscrição:

Teatro de Animação - construção e manipulação de bonecos e formas

Iniciação ao Canto Coral

Cultura em Ação: transformando ideias em projetos

Reconhecer o Patrimônio Cultural ao Meu Redor

Intervenções Urbanas em Arte: agir o mundo que queremos