Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Orquestra Latino-Americana homenageia Mujica em Curitiba

Orquestra Latino-Americana homenageia Mujica em Curitiba

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Exibir carrossel de imagens Orquestra durante apresentação ao senador do Uruguai, Pepe Mujica (Foto: JC Carignano)

O senador e ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, foi homenageado nesta quarta-feira, 27, pela Orquestra Latino-Americana (OLA) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Os integrantes do grupo participaram da abertura do Seminário Democracia na América Latina, realizado pelo Laboratório de Cultura Digital, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A homenagem foi composta pela interpretação de músicas de compositores uruguaios e a entrega de uma flauta produzida pelo membro da OLA e egresso formado na Unespar, o chileno Felipe Aburto. Cerca de 3.500 pessoas acompanharam a apresentação no Círculo Militar, em Curitiba, além de um público que também prestigiou a programação pela internet durante transmissão ao vivo.

OLA
A Orquestra Latino-Americana da Unespar é formada por alunos, professores, egressos e músicos da comunidade com direção e regência da professora do curso de Música, Simone Cit, do campus de Curitiba II. As músicas são executadas por instrumentos tradicionalmente utilizados na formação da orquestra europeia como violino e trompete, instrumentos elétricos como contrabaixo e guitarra, instrumentos típicos como zampoña, rabeca e charango. Além disso, cantores e cantoras falantes das línguas portuguesa e espanhola interpretam as canções.

Seminário
O evento realizado pela UFPR também teve a presença de Gilberto Maringoni, professor da Universidade Federal do ABC; Heliana Hemetério dos Santos, da Rede de Mulheres Negras do Paraná; Lívia Morales, professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); da esposa do Mujica e também senadora, Lucía Topolansky.