Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PIC/UNESPAR recebeu a inscrição de 280 projetos

PIC/UNESPAR recebeu a inscrição de 280 projetos

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

Atendendo às exigências do CNPq e da Fundação Araucária, principais agências de fomento à pesquisa de Iniciação Científica, e com o objetivo de fortalecer uma política de apoio ao Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Paraná (PIC/Unespar), o processo de inscrição e seleção para 2014/2015 foi unificado em todos os campi da universidade. Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar, Frank Antonio Mezzomo, com o processo de unificação, obteve-se maior transparência no procedimento, celeridade na tramitação, economia nos processos, isonomia nos critérios e foco a ser investido no PIC. São elementos fundamentais para a melhoria qualitativa das pesquisas e que servem de base para a avaliação e ampliação de cotas de bolsas por parte das agências de fomento, salienta o Pró-Reitor.

A decisão acerca do novo encaminhamento ocorreu após diversas reuniões e discussões realizadas ao longo de 2013 com os responsáveis pela Iniciação Científica de todos os campi. A partir de então, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) definiu prazos e procedimentos e publicou, ainda em dezembro de 2013, as principais orientações que norteariam o processo de inscrição e seleção do PIC.

Após encerrado o prazo para proposição de novas pesquisas a serem desenvolvidas junto ao PIC, e com base nas informações e conferência realizadas pelos campi, o Comitê Assessor Local de Iniciação Científica (Calic), em reunião realizada no dia 3 de abril em Curitiba, homologou as inscrições dos projetos de pesquisa. Ocorreu o envio de 280 projetos de pesquisa dos sete campi da Unespar e a homologação de 227 inscrições. As propostas de investigação foram apresentadas pelo orientador, professor responsável pela pesquisa.

Quantidade de Projetos

280

227

53

Cumpre-se, assim, a primeira etapa e inicia-se a segunda fase que implica no processo de avaliação dos projetos de pesquisa. Para essa atividade, estarão envolvidos, além do Comitê Assessor de campus, pareceristas ad hoc, escolhidos entre aqueles que têm notório saber na investigação acadêmica, a fim de contribuírem com a qualificação do PIC da Universidade.

De acordo com Frank Mezzomo, com estas iniciativas voltadas para o Programa de Iniciação Científica da Unespar, a PRPPG busca atender ao disposto no Relatório do Conselho Estadual de Educação – ao solicitar apoio à pesquisa –, além de manter-se em sintonia com as exigências das agências de fomento e com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade.