Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Plano Anual de Atividades da Unespar inicia processo da LOA 2025

Plano Anual de Atividades da Unespar inicia processo da LOA 2025

por Fábio Candido dos Santos publicado: 02/07/2024 16h51 última modificação: 02/07/2024 16h51

Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) deu início, em junho, ao processo de detalhamento da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025 a partir da definição de parâmetros como o do Plano Anual de Atividades (PAA), instrumento de organização das atividades finalísticas da instituição.

Propostas pelos colegiados, as atividades finalísticas abrangem ações extraclasse voltadas ao corpo discente, como, por exemplo, simpósios, congressos, palestras, visitas técnicas, semana acadêmica, etc. Para o ano corrente, o PAA vai destinar mais de R$ 700 mil a essas ações, representando um montante de R$ 9 mil a cada colegiado – de graduação e pós – dos sete campi da Unespar, além de valores direcionados às pró-reitorias e órgãos que tenham ligação direta com o alunado.

Correspondendo a um indicador de desempenho do cumprimento das metas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade, o PAA contempla ações planejadas para ensino, pesquisa, extensão e demais anseios da comunidade acadêmica por meio de financiamento com recursos do tesouro e orientado pela busca por transparência e conscientização.

A elaboração do PAA ocorre de forma participativa e em duas fases, buscando aprimorar a comunicação e a concatenação dos elementos que compõem o planejamento da Unespar, alinhados com os objetivos e metas do PDI.

Na primeira fase, ocorre a previsão de despesas de manutenção e apoio pelas direções de campus, levando em consideração as ações programáticas vinculadas ao tripé ensino, pesquisa e extensão, realizadas nos campi e nas pró-reitorias/órgãos suplementares. Já na segunda, são produzidos o detalhamento das ações finalísticas e de manutenção e apoio que serão efetuados pelos destinatários dos recursos.

A partir de 2022, o PAA passou a contar com o Sistema de Gestão Administrativa (SGA), desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NIT) em conjunto com a Proplan. O SGA recolhe os dados das atividades aprovadas pelos colegiados e lançadas pelos coordenadores, permitindo, em seguida, a assimilação das informações pelo orçamento.

De acordo com o professor Roni Simão, diretor de Planejamento da Proplan, após os lançamentos serem aprovados nos colegiados, a Pró-reitoria inclui os dados para o orçamento.

“Por exemplo, digamos que haja atividades em um colegiado em julho. Quais são as atividades? Quais as contas envolvidas, os materiais e serviços que precisam de compras e contratações? O planejamento deve ser efetuado com antecedência pelo pessoal de compras. São vários mecanismos acionados para que possam sair essas atividades a contento e obedecendo às normas regimentais de forma a evitar atropelos de última hora”, explicou o diretor.

Simão lembrou que o SGA trouxe maior facilidade na elaboração e no acompanhamento das atividades, além de contar com a geração de relatórios mais completos e atualizados, tornando o processo mais transparente e preciso. O sistema, ainda de acordo com o diretor, dispõe de 14 profissionais indicados em seus órgãos e campi para estabelecer a ponte com a Proplan.