Geral
Plenária discute fortalecimento da Unespar em Paranaguá
Geral
Ampliar a participação da comunidade para qualificar as ações e democratizar a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) é objetivo das plenárias que estão em realização nos campi da universidade. A proposta é uma iniciativa da reitoria alinhada ao plano de gestão. A atividade começou nesta quarta-feira, 31 de maio, pelo campus de Paranaguá.
Ao abrir os trabalhos o vice-reitor da Unespar, professor Sydnei Kempa – que é professor do campus, destacou a importância do evento para o litoral paranaense e a característica da universidade. “A Unespar é uma universidade popular, com 74% dos alunos oriundos da escola pública e que dependem da gratuidade do ensino”, informou. Para ele, os cortes orçamentários que estão atingindo as universidades estaduais impactam não só na administração, mas na vida dos estudantes e na produção de pesquisas e ações de extensão.
Cerca de 150 pessoas entre professores, alunos, integrantes da administração superior da Unespar e autoridades da região participaram da plenária. Entre elas, o prefeito de Guaratuba e presidente da Associação dos Municípios do Litoral (Amlipa), Roberto Cordeiro Justus; o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, Arnaldo Maranhão; a secretária de Educação e Ensino Integral de Paranaguá, Vandecy Silva Dutra; e o vereador de Paranaguá, Carlos Fangueiro.
De acordo com a secretária de Educação do município, a plenária é algo positivo para a reestruturação e valorização da Unespar. Conforme destacou, 80% dos professores que atuam na rede municipal são graduados na universidade e mais de 50% dos estagiários remunerados estudam nos cursos da instituição. “Isso demonstra a importância desta entidade acadêmica para o desenvolvimento da educação parnanguara. Temos que lutar por mais dinheiro para a universidade pública por uma educação de maior qualidade, que incide em valorização da educação municipal e da nossa sociedade”, destacou.
Além do vice-reitor, os trabalhos também foram conduzidos pelo diretor de Centro de Área de Ciências Humanas, Biológicas e da Educação, professor Moacir Dalla Palma, que coordenou o evento. Segundo Dalla Palma, a plenária é um momento importante para a defesa da Unespar, da universidade pública e um espaço para ampliar a comunicação com a comunidade externa.
O reitor da Unespar, professor Antonio Carlos Aleixo, explica que as plenárias cumprem a função de sensibilizar a comunidade. “Os encontros são uma maneira de pedir apoio aos grupos organizados das regiões para nomeação de professores e agentes, para ampliar recursos de custeio, especialmente aqueles que possibilitam melhorar a permanência estudantil e a qualidade dos produtos de ciência e tecnologia”.
Tanto as audiências públicas realizadas com a comunidade universitária entre março e abril, quanto as plenárias que ocorrerão nas próximas semanas, são ferramentas de gestão e a oportunidade em que a universidade presta contas e ouve sugestões para ampliar e qualificar suas ações.
Acompanhe a Unespar nas redes sociais
www.facebook.com/UnesparOficial
www.twitter.com/UnesparOficial