Geral
PPG-Cineav realiza processo seletivo com reserva de vagas para ações afirmativas
Geral, Pesquisa
O Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-Cineav), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Curitiba II/FAP, iniciou o processo seletivo para a turma de 2022 e neste ano contou com abertura de vagas com política de ações afirmativas, durante as inscrições.
RESOLUÇÃO DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE INGRESSO CLIQUE AQUI
Ao todo o PPG-Cineav ofereceu 18 vagas para portadores de diplomas de qualquer área de graduação, sendo: 20% para pessoas que autodeclaradas negras; 5% para pessoas que autodeclaradas indígenas; 5% para pessoas que autodeclaradas com deficiência; 5% para pessoas que autodeclaradas trans (travestis, transexuais e transgêneros) e 5% para pessoas autodeclaradas com baixa renda e com formação (educação básica e graduação) em instituições públicas.
Durante o período das inscrições, a demanda pela reserva de vagas com políticas afirmativas, alcançou um percentual de 25% do total de inscrições, o que demonstra a importância da implementação das cotas para a pós-graduação, tanto para o acesso quanto para o processo de inclusão e permanência no âmbito do stricto sensu.
A Comissão do processo seletivo de ingresso e todo o Colegiado do PPG-Cineav, estão muito satisfeitos com a implementação da política de ações afirmativas, e entendem que esse é um passo importante para o Programa, assim como para a Unespar, pois amplia o acesso plural à pós-graduação, combate desigualdades históricas e promove maior representatividade social no âmbito da universidade e em outros espaços.
A coordenadora do PPG-Cineav, Beatriz Avila Vasconcelos, afirma ser um passo importante “na direção de um posicionamento claro e ativo da Unespar em prol da diminuição das desigualdades sociais e da inclusão de sujeitos historicamente excluídos de direitos e da plena existência em sociedade. Trata-se de uma política que faz jus ao papel social de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública e ao seu compromisso com a construção de um país mais justo, para o qual a pesquisa e o ensino realizados em um Programa de Pós-Graduação também devem contribuir”.
Em 2016 o Ministério da Educação implementou a Portaria Normativa nº 13, que tinha como objetivo a adoção de vagas com política de ações afirmativas nos programas de pós-graduação das instituições de ensino, promovendo inclusão, políticas de acesso e permanência. Neste ano a Unespar, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), elaboraram uma Resolução de Política de Ações Afirmativas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação.
ACESSE AQUI O TEXTO NA ÍNTEGRA PRODUZIDO PELO COLEGIADO DO PPG-CINEAV