Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PPGSeD realiza aula inaugural sobre interdisciplinaridade com docente da UFBA

PPGSeD realiza aula inaugural sobre interdisciplinaridade com docente da UFBA

Geral, Pesquisa

por Fábio Candido dos Santos publicado: 29/05/2024 18h42 última modificação: 29/05/2024 18h42

Programa de Pós-graduação Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) promoveu, no último dia 17, a aula inaugural “Interdisciplinaridade e a nova governança do conhecimento”, ministrada por Djalma Thürler, docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenador da Câmara 2 – Sociais e Humanidades – da área interdisciplinar da Capes.

Entre as autoridades da Unespar que compuseram a mesa de convidados da solenidade no anfiteatro do campus de Campo Mourão, marcaram presença, pela Reitoria, a reitora, Salete Machado Sirino (remotamente), e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), Carlos Molena. Pelo campus, prestigiaram o evento o diretor, João Marcos Avelar, a vice-diretora e chefe da Divisão de Graduação, Ceres América Ribas, o diretor do Centro de Área de Ciências Humanas e da Educação, João Henrique Lorin, o coordenador do PPGSeD, Marcos Clair Bovo, e Matheus Gabriel Ibba, representante da turma 2024 do programa.

Sirino destacou a importância do programa na formação e aperfeiçoamento profissional de estudantes de diversas áreas. “O PPGSeD é um importante programa de mestrado de nossa instituição, que em seus dez anos de funcionamento contribui grandemente na formação interdisciplinar de pesquisadores e pesquisadoras para a formulação e acompanhamento de políticas públicas, além de capacitação de profissionais para atuação nas mais diversas áreas e setores”, disse.

Molena, que também é professor do programa, parabenizou os esforços do PPGSeD na organização da aula inaugural. “A presença do professor Djalma Thürler, uma referência na área interdisciplinar, contribuiu para qualificar ainda mais o programa, que está intensificando esforços na elaboração da proposta de Doutorado. Além disso, gostaria de desejar a essa nova turma muito sucesso. Que tenham um mestrado produtivo e profícuo e, no que for necessário, saibam que o programa pode contar com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação”, garantiu.

Já Bovo entendeu que o PPGSeD, “ao longo dos dez anos de existência, vem contribuindo, de forma significativa, para toda a região, por meio de pesquisas que tematizam os processos socioculturais, as instituições, as políticas públicas e a produção do espaço nas suas múltiplas dimensões física, política, econômica e social".

Daí ser necessário, ainda de acordo com o coordenador do PPGSeD, que “a sociedade e o desenvolvimento devam ser compreendidos a partir da formação humana, ou seja, da preparação do ser humano para produzir condições de reprodução da sua vida e nas formas sociais de organização. Tais ações estão relacionadas às instituições, sociedade e natureza, desenvolvimento global e local, processos de cidadania e a participação das pessoas em suas comunidades”, disse.

Diante disso, concluiu Bovo, "essa aula inaugural foi um momento de reflexão, de direcionamento e crescimento intelectual relacionados ao desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares voltadas ao desenvolvimento da sociedade”.