Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PPGSeD seleciona alunos especiais e ouvintes para disciplinas eletivas no segundo semestre

Geral, Pesquisa

por Fábio Candido dos Santos publicado: 24/07/2024 14h39 última modificação: 24/07/2024 14h41

O Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) do campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) lançou, ontem (23), edital de seleção para alunos especiais e ouvintes interessados em cursar disciplinas eletivas do programa no segundo semestre.

São oferecidas cinco disciplinas, com seis vagas para alunos especiais e outras duas para ouvintes em cada uma:

• Dialogismo, língua(gem) e relações sociais (4 créditos e 60h);
  • Tópicos especiais em Cooperativismo e desenvolvimento rural (2 créditos e 30h);
  • Tópicos especiais em Dados quantitativos em Ciências Humanas: concepções e aplicações (4 créditos/60h);
  • Tópicos especiais em Psicologia política (4 créditos/60h);
  • Tópicos especiais em Território, inovação e sustentabilidade (2 créditos/30h).

As inscrições estarão abertas exclusivamente por e-mail entre os dias 29 e 31 deste mês, mediante preenchimento de ficha disponível no site do programa.

Para se candidatar às vagas destinadas aos alunos especiais, é preciso preencher pelo menos um dos seguintes requisitos:

• Ter participado de processos seletivos do PPGSeD anteriores;
  • Estar matriculado em programa de pós-graduação stricto sensu da Unespar recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
  • Ser egresso de projetos de Iniciação Científica (PIC, Pibic ou Pibic-Af), em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Piti/Pibiti) ou de programas institucionais de bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Apoio à Inclusão Social - Pesquisa e Extensão Universitária (Pibis) e para Extensão Universitária (Pibex), além de Programa de Residência Pedagógica (RP).

No caso dos ouvintes, basta estar matriculado no 4º ano de qualquer curso de graduação da Unespar.

Alunos especiais poderão cursar até duas disciplinas, mantendo as obrigações de estudantes regulares em relação à frequência e demais exigências acadêmicas. Os aprovados nas disciplinas cursadas terão direito à declaração expedida pelo PPGSeD, com média final e frequência. Os créditos obtidos poderão ser convalidados pelo colegiado do programa caso o estudante se torne aluno regular futuramente.

Já o ouvinte só poderá frequentar uma disciplina, sem a obrigação de realizar avaliações, embora tenha de seguir o mesmo padrão de frequência do aluno regular para obter declaração de participação para cômputo de carga horária extra-curricular.

O resultado da seleção para ambas as modalidades de aluno estará disponível no site do PPGSeD a partir de 5 de agosto.

ACESSIBILIDADE: Pessoas com deficiência visual podem acessar o edital aqui, baixar a respectiva ficha de inscrição neste link e enviá-la para o secretaria.ppgsed@unespar.edu.br.