Geral
Prefeitura de Curitiba apoia Unespar para reparos no prédio da Embap
Geral
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu, nesta terça-feira (19), o abaixo-assinado do Movimento Viva-Embap-Viva, com cerca de 7 mil assinaturas coletadas pelo portal Change.org. A iniciativa tem como objetivo defender o restauro da sede histórica do campus Curitiba I/Embap, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Estiveram presentes no encontro representando o Movimento, a artista plástica, ex-professora de Curitiba I/Embap e ex-diretora do Museu Oscar Niemeyer (MON), Estela (Teca) Sandrini e a professora e ex-diretora de Curitiba I/Embap, Maria José Justino. Também participaram da reunião, o superintendente estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Aldo Bona, a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, o diretor e a vice-diretora do campus Curitiba I/Embap, Marco Aurélio Koentopp e Solange Pitangueira, e o chefe de gabinete do senador Flávio Arns, Rafael Bertoldi. Acompanharam o prefeito, a secretária Municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur e o arquiteto Mauro Magnabosco, coordenador do projeto Rosto da Cidade.
A Reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, esclarece que “tem sido um grande desafio para a atual gestão da Unespar, atuar junto às direções de campus dos sete campi que compõem a Unespar, em prol de melhores condições de infraestrutura, a exemplo do campus de Curitiba I/Embap, que tem dentre suas prioridades, a necessidade de restauro do prédio. O reparo e restauro deste prédio histórico é urgente, a atual situação pode implicar em deterioração de um imóvel, com um valor inestimável, para o patrimônio histórico-cultural da Unespar, da cidade de Curitiba e do Paraná”.
O prefeito Rafael Greca expressou na reunião que “o restauro do imóvel poderá ser um dos símbolos dos 200 anos da Independência do Brasil, no Paraná, a serem celebrados em 2022.”
No dia 13 de outubro, durante uma reunião com as autoridades da Unespar e representantes do Movimento Viva-Embap-Viva, para a entre o abaixo-assinado, o Governador do Paraná em exercício, Darci Piana, declarou que fará a intermediação entre as instituições envolvidas para que a demanda possa ser atendida.
CLIQUE AQUI PARA LER A NOTÍCIA
O abaixo-assinado com 7 mil assinaturas, faz parte do movimento “Viva Embap Viva”, coordenado por Maria José Justino e Estela Sandrini. As tratativas entre a Unespar, SETI e Prefeitura de Curitiba, têm por finalidade conseguir que o restauro do prédio histórico possa acontecer por meio do sistema de Potencial Construtivo.
O que é Potencial Construtivo
O Potencial Construtivo é uma autorização dada pelo Município de Curitiba, para construção acima do permitido pelo zoneamento em determinado terreno. Existem vários tipos de Potencial Construtivo, dentre eles o de proteção de patrimônios arquitetônicos, culturais, artísticos ou de preservação ambiental.
Curitiba I/Embap
O prédio que abrigou a primeira sede da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Curitiba I/Embap), criada em 1948, foi construído em 1930, na Rua Emiliano Perneta, 179. O campus é carinhosamente chamado de Belas e constitui-se como patrimônio cultural, com tradição na formação de artistas e difusão das artes.