Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pró-reitora de Extensão e Cultura participa de evento na Unioeste

Pró-reitora de Extensão e Cultura participa de evento na Unioeste

Geral, Extensão

por Fábio Candido dos Santos publicado: 30/04/2024 13h24 última modificação: 30/04/2024 13h24

A pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Rosimeiri Darc Cardoso, representou a instituição na ação integrada XXIII Seminário de Extensão da Unioeste (SEU) e 3º Seminário de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex), com a temática "Unioeste e Comunidade: Integração, inclusão e transformação social", realizada de 24 a 26 de abril, em Foz do Iguaçu.

Darc participou da mesa-redonda “Extensão na Pós-graduação”. Em sua apresentação, organizada a partir da concepção de extensão e fundamentada na interação dialógica da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a pró-reitora discutiu a importância da interlocução das ações extensivas nos programas de pós-graduação, pautando-se nas propostas que estão sendo apresentadas pelas agências de fomento.

Segundo a pró-reitora, “o campo da pós-graduação é muito profícuo para atender à indissociabilidade, visto que a presença do ensino e da pesquisa já está posto, e a extensão pode ser a mediadora entre este, a universidade e a sociedade, consolidando os estudos realizados pelos programas”, disse.

Darc também lembrou o fato de que “a extensão pode ampliar as possibilidades de pesquisas, bem como contribuir para o desenvolvimento da comunidade onde são realizadas. É importante ressaltar o espaço dado para a extensão no Plano Nacional da Pós-Graduação 2024-2028, apresentado pela Capes”.

Ainda de acordo com a pró-reitora, a articulação entre extensão e pós-graduação vem sendo discutida na Unespar em seminários realizados pelos cursos e entre as Pró-reitorias de Extensão e Cultura (Proec) e de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG). Um exemplo desta tendência ocorreu no início do mês, quando a temática foi abordada por Darc no Seminário de Pós-graduação da Unespar, juntamente com Giovani Marino Favero, então pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O evento integrado XXIII SEU/3º Siepex também contou com a participação de representantes de outras instituições, que compartilharam suas experiências e propuseram debates sobre temas pertinentes ao tripé ensino, pesquisa e extensão. Os participantes ainda tiveram a oportunidade de fazer um passeio turístico em Foz do Iguaçu, além de tomar parte em atividades culturais ao longo dos três dias da ação integrada.