Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pró-reitorias esclarecem dúvidas sobre pagamento de bolsas do PIC

Pró-reitorias esclarecem dúvidas sobre pagamento de bolsas do PIC

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

Em virtude dos questionamentos e reclamações sobre o pagamento das bolsas de estudo do Programa de Iniciação Científica (PIC), as pró-reitorias de Administração e Finanças (PRAF) e Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) fazem alguns esclarecimentos à comunidade universitária.

Acadêmicos têm reclamado de que as bolsas referentes aos meses de agosto e setembro não foram pagas. No entanto, os pró-reitores destacam, na íntegra, o seguinte item do Edital 05/2014 – PRPPG:

“A distribuição de bolsas observará a classificação por Câmpus e Área de Conhecimento, devendo ocorrer após o recebimento das cotas de bolsas institucionais e das agências de fomento. A concessão da bolsa ao aluno fica condicionada ao atendimento dos requisitos, prazos e documentação estabelecidos pela PRPPG e pelos editais/regulamentos de cada agência de fomento.”

Desta forma, afirmam que não existem débitos com os bolsistas. O pagamento passou a ser efetuado a partir da assinatura dos convênios com as agências de fomento, formalizado em 17 de outubro de 2014. Como o pagamento está condicionado ao repasse financeiro das agências, as bolsas começaram a valer em outubro.

Segundo os pró-reitores, agosto é o prazo para início das pesquisas na universidade. Entretanto, não significa que ao iniciar o desenvolvimento dos estudos os selecionados já recebam o benefício.