Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo de incorporação da Uniuv à Unespar avança

Processo de incorporação da Uniuv à Unespar avança

geral

por Denise Ligmanovski publicado: 21/06/2024 15h12 última modificação: 21/06/2024 15h12

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, assinou, no dia 20 de junho, a proposta de incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), na região Sul do Estado, à Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em consonância com o Estudo de Viabilidade Técnica de Incorporação encaminhado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

A cerimônia de aprovação da proposta aconteceu em União da Vitória e reuniu representantes do Estado, das duas universidades envolvidas, autoridades e convidados.

Com a medida, a Unespar, no futuro, passará a ministrar e gerir os cursos de Administração, Engenharia Civil, Educação Física, Sistemas de Informação e Odontologia da Uniuv, “passando de 80 para 85 cursos de graduação em sua estrutura, distribuídos por sete campi, em seis municípios do Estado”, pontua a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, que também assinou o documento, juntamente com o reitor da Uniuv, Lúcio Kürten dos Passos.

A viabilidade do processo já foi analisada e aprovada pela Unespar, levando em conta a demanda regional pelos cursos e a capacidade da estrutura estadual para absorver a estrutura municipal.

A reitora vê nesta incorporação “mais uma vitória do ensino público e gratuito, que se fortalece à medida que os cursos incorporados à Unespar passam a ser ofertados gratuitamente e com a chancela de uma universidade avaliada pelo MEC com o conceito 4, uma das maiores do estado”. Com a incorporação, “fortalecemos a Unespar como um todo, contribuímos com o desenvolvimento socioeconômico da região e, principalmente, promovemos a democratização de acesso ao ensino superior público, gratuito, de qualidade e inclusivo”, destaca.

Agora, a proposta será analisada pela Uniuv. Se for aceita, a Câmara Municipal de União da Vitória precisa aprovar. A Assembleia Legislativa do Paraná também precisa autorizar a sequência da incorporação. A expectativa é que o processo seja finalizado a tempo de o vestibular de 2025 já ser organizado pela Unespar contendo a oferta dos mais novos cursos.

Além da reitora da Unespar, participaram da cerimônia, os professores Alcemar Rodrigues Martello, diretor do Campus de União da Vitória e a vice-diretora, Kelen dos Santos Junges, agentes, docentes, estudantes e representantes da Uniuv.