Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 3º Módulo do Curso de Formação/ Capacitação de Agentes Universitárias(os) teve início neste 24 de maio

Geral, Extensão

3º Módulo do Curso de Formação/Capacitação de Agentes Universitários(as) da Unespar, com a temática Autoconhecimento e habilidades sociais, escolhida em enquete feita ao final do segundo módulo do curso.
por publicado: 24/05/2024 22h22 última modificação: 25/05/2024 11h35

Teve início na tarde desta sexta-feira, 24/05, o 3º Módulo do Curso de Formação/Capacitação de Agentes Universitários(as) da Universidade Estadual do Paraná, com a temática Autoconhecimento e habilidades sociais, escolhida em enquete feita ao final do segundo módulo do curso.

A proposta do Curso de Formação/Capacitação de Agentes Universitários(as) teve início em 2022, em atendimento a uma solicitação da Reitora que visitou os campi e, em conversa com os agentes, recebeu a demanda de cursos promovidos internamente que atendam os interesses de todos.

A PROEC e a PROGESP uniram forças e prepararam um primeiro Módulo sobre a Universidade e suas esferas de atuação, de modo que todos os setores pudessem se apresentar e mostrar sua contribuição para a Universidade.

No segundo Módulo, em 2023, atendendo a alguns pedidos, foi lançado o Curso Qualidade de Vida, com profissionais da área da Saúde da Unespar, da UEM e da Faculdade de Apucarana. Neste curso, houve o primeiro contato com a Psicóloga Silvia Margarido (CRP08/14516), que em 2024, ministra este terceiro.

Na abertura do Curso, a Pró-Reitora de Extensão, Professora Rosimeiri Darc Cardoso, enfatizou a importância do autoconhecimento no ambiente do trabalho e nas relações interpessoais que desenvolvemos em nosso dia a dia e destacou rapidamente as mudanças que acontecerão nos cursos destinados aos(às) agentes universitários(as) no ano de 2024.

Além do Módulo 3, está em preparação um Módulo introdutório para agentes e docentes que ingressam na universidade, envolvendo o conhecimento básico sobre a instituição e sobre a carreira de servidor público. Serão tratados temas como os documentos institucionais, os direitos e deveres dos servidores, legislações específicas do serviço público e das universidades. Este curso ficará disponível on-line e poderá ser acessado a qualquer tempo, não interferindo no andamento de outras propostas de cursos setoriais que serão realizados ao longo do ano, de acordo com as áreas específicas de atuação de cada setor.

Também a Reitora, Professora Salete Machado Sirino, destacou a importância de valorizar o trabalho de todos os agentes e todas as agentes da Unespar, em prol do avanço da instituição. A reitora também agradeceu a todos e todas pelo compromisso que têm assumido com a Unespar, em que novos agentes estão somando aos 115 que já estavam quando iniciou a gestão em 2021, destacando a competência e compromisso de todas e todos para as ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura desenvolvidas pela Universidade Estadual do Paraná, que, recentemente, alcançou o conceito 4 pelo MEC, estando entre as universidades de excelência no contexto brasileiro.