Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PROFEI realiza Aula Magna com participação de representante do Conselho Nacional de Educação de Portugal

Geral

PROFEI realiza Aula Magna com participação de representante do Conselho Nacional de Educação de Portugal

Geral, Pesquisa

por Helio Sauthier publicado: 07/12/2022 14h52 última modificação: 07/12/2022 15h53

Nos dias 5 e 6 de dezembro, aconteceu a Aula Magna da Turma 2022 e o Seminário de Encerramento da Turma 2020 do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), em Curitiba, no Auditório Antonio Melillo do campus de Curitiba II/FAP e no Auditório da Secretaria de Estado de Abastecimento.

A aula magna com o tema “Direitos Humanos e Educação Inclusiva: duas metades da mesma laranja” foi ministrada pelo Prof. Dr. David Antonio Rodrigues, integrante do Conselho Nacional de Educação de Portugal.  Também aconteceram as palestras “Educação Especial e Inclusiva: políticas, formação de professores e práticas na Educação Básica, ministrada pelo Prof. Dr. Washington Cesar Shoiti Nozu, da Universidade Federal Grande Dourados, e “Identidade docente, formação continuada e inclusão: professor pesquisador na educação básica”, proferida pelo Prof. Dr. Paulo Ricardo Ross, da Universidade Federal do Paraná.  Também ocorreu a apresentação da Orquestra Filarmônica do campus de Curitiba II da Unespar.

De acordo com a reitora, Salete Machado Sirino, “a contribuição da Unespar para o fortalecimento e expansão do PROFEI, junto à rede de universidades que constituem esse Programa, corrobora a vocação institucional para a produção de conhecimentos articulados com as demandas da comunidade externa, a capacidade de democratização de conhecimentos produzidos na área da Educação Inclusiva e dos Direitos Humanos”. Salienta, ainda, “o comprometimento e a experiência da Unespar com a formação de docentes que atuam na Educação Básica e o propósito institucional de colaboração com ações efetivas de ensino, pesquisa, extensão e gestão em prol da Educação pública, gratuita, de qualidade e cada vez mais inclusiva”.

Participaram do evento: a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, a pró-reitora de Políticas Estudantes e Direitos Humanos, Andréa Sério Bertoldi, a diretora do Escritório de Relações Internacionais, Nadia Moroz Luciani, os coordenadores do PROFEI na Unespar, Roseneide Cirino e Eromi Isabel Hummel, e a diretora do campus de Curitiba II/FAP, Noemi Nascimento Ansay.

 

Sobre o PROFEI

O PROFEI é um programa de Mestrado interinstitucional e conta com a parceria da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); Universidade Estadual do Maranhão (Uema); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); Universidade Federal de Roraima (UFRR); Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Universidade de Pernambuco (UPE); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal do Amapá (Unifap). A Unespar oferta 21 vagas no PROFEI.