Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PROFEI realiza Aula Magna com participação de representante do Conselho Nacional de Educação de Portugal

Geral, Pesquisa

por Helio Sauthier publicado: 07/12/2022 14h52 última modificação: 07/12/2022 15h53

Nos dias 5 e 6 de dezembro, aconteceu a Aula Magna da Turma 2022 e o Seminário de Encerramento da Turma 2020 do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), em Curitiba, no Auditório Antonio Melillo do campus de Curitiba II/FAP e no Auditório da Secretaria de Estado de Abastecimento.

A aula magna com o tema “Direitos Humanos e Educação Inclusiva: duas metades da mesma laranja” foi ministrada pelo Prof. Dr. David Antonio Rodrigues, integrante do Conselho Nacional de Educação de Portugal.  Também aconteceram as palestras “Educação Especial e Inclusiva: políticas, formação de professores e práticas na Educação Básica, ministrada pelo Prof. Dr. Washington Cesar Shoiti Nozu, da Universidade Federal Grande Dourados, e “Identidade docente, formação continuada e inclusão: professor pesquisador na educação básica”, proferida pelo Prof. Dr. Paulo Ricardo Ross, da Universidade Federal do Paraná.  Também ocorreu a apresentação da Orquestra Filarmônica do campus de Curitiba II da Unespar.

De acordo com a reitora, Salete Machado Sirino, “a contribuição da Unespar para o fortalecimento e expansão do PROFEI, junto à rede de universidades que constituem esse Programa, corrobora a vocação institucional para a produção de conhecimentos articulados com as demandas da comunidade externa, a capacidade de democratização de conhecimentos produzidos na área da Educação Inclusiva e dos Direitos Humanos”. Salienta, ainda, “o comprometimento e a experiência da Unespar com a formação de docentes que atuam na Educação Básica e o propósito institucional de colaboração com ações efetivas de ensino, pesquisa, extensão e gestão em prol da Educação pública, gratuita, de qualidade e cada vez mais inclusiva”.

Participaram do evento: a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, a pró-reitora de Políticas Estudantes e Direitos Humanos, Andréa Sério Bertoldi, a diretora do Escritório de Relações Internacionais, Nadia Moroz Luciani, os coordenadores do PROFEI na Unespar, Roseneide Cirino e Eromi Isabel Hummel, e a diretora do campus de Curitiba II/FAP, Noemi Nascimento Ansay.

Sobre o PROFEI

O PROFEI é um programa de Mestrado interinstitucional e conta com a parceria da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); Universidade Estadual do Maranhão (Uema); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); Universidade Federal de Roraima (UFRR); Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Universidade de Pernambuco (UPE); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Federal do Amapá (Unifap). A Unespar oferta 21 vagas no PROFEI.