Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da Unespar é eleito como primeiro cineasta para a Academia Paranaense de Letras

por Helio Sauthier publicado: 27/04/2023 09h18 última modificação: 27/04/2023 09h18

O Professor Fernando Severo, docente do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), tomou posse no dia 25 de abril como o primeiro cineasta a ser eleito para a Academia Paranaense de Letras, a mais antiga instituição cultural do Paraná.

Em seu discurso, Severo destacou que “em pleno século 21 o conceito de letras deve se expandir em direção a um abraço às múltiplas artes. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para representar dentro da instituição as vozes dos que já se foram, daqueles que como eu batalham há anos por essa, por vezes árdua, missão de representar o Paraná nas telas e ainda os que despontam no início de suas caminhadas pelo solo do audiovisual”.

O cineasta também ressaltou em sua fala: “Foi motivo de grande alegria meu ingresso junto ao corpo docente da Unespar, instituição multicampi que se espraia pelo interior do estado e concentra em Curitiba dois campi que se dedicam exclusivamente ao ensino das artes. No campus de Curitiba II, tradicionalmente conhecido como FAP (Faculdade de Artes do Paraná), tenho a honra de ser professor do Bacharelado em Cinema e Audiovisual, um curso que transformou o panorama do cinema paranaense e possibilita a centenas de jovens a concretização do desejo de seguir carreira no campo audiovisual, por meio de um ensino público e gratuito de reconhecida qualidade. Estar em contato diário com jovens estudantes é um grande privilégio, porque o processo didático é uma via de mão dupla, nós professores tanto ensinamos quanto aprendemos com eles e elas, sendo dessa forma constantemente estimulados a ampliar nossos horizontes para acompanhar as vertiginosas transformações dos tempos atuais”, finalizou.

Participaram da cerimônia de posse, a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino. Para a Academia Brasileira de Letras, já haviam sido eleitos os cineastas Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues.