Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da Unespar publica eBook “Territorialidades Camponesas no Noroeste do Paraná”

por Helio Sauthier publicado: 02/08/2021 09h47 última modificação: 05/07/2022 08h30

O professor Maurilio Rompatto, do Colegiado do curso de História do campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná, e o professor Leandro Crestani, do Centro Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG), organizaram o e-Book “Territorialidades Camponesas do Noroeste do Paraná".

O livro conta com 13 capítulos que buscam discutir todo o processo de ocupação e colonização, o MST e as vilas rurais da região Norte/Noroeste do Paraná, trazendo como eixo-temático a história do campesinato no Noroeste do Paraná, incluindo os conflitos agrários da região.

A coletânea aborda as territorialidades camponesas construídas a partir do processo de colonização da região Noroeste do Paraná que se iniciou na década de 1920 e chegou às vilas rurais implantadas pelo governo de Jaime Lerner entre os anos de 1995 e 2002. Com o projeto das vilas rurais, o ex-governador tinha por objetivo conter o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que se articulava no campo, na ocupação do latifúndio improdutivo. A população boia-fria do Estado era constituída de meio milhão de trabalhadores rurais sem terra na época em que o projeto das vilas rurais foi instituído por aquele governo, e parte dessa população poderia aderir ao MST, em sua marcha cotidiana pela reforma agrária. Além da luta pela terra, esta coletânea também tem por tema assuntos relacionados ao cooperativismo e à educação do campo, à qual inclui uma ampla discussão a respeito da escola itinerante do MST.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O E-BOOK