Geral
Professora da Unespar é eleita delegada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
Geral
A docente Maria Inez Barboza Marques, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), foi eleita, ontem (31), delegada para a 5ª Conferência Nacional de Política para as Mulheres (CNPM), de 29 de setembro a 1º de outubro, em Brasília.
A votação ocorreu durante a V Conferência Estadual dos Direitos das Mulheres do Paraná, realizada em Foz de Iguaçu pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (CEDM).
Na 5ª CNPM, Marques, docente do colegiado de Serviço Social do campus de Apucarana, se juntará a outras 104 delegadas com representação governamental e da sociedade civil para discutir ações e diretrizes relativas aos direitos das mulheres e definir as representantes nacionais do Conselho.
Com cerca de 600 delegadas, além de observadoras de todo estado, o evento, realizado após um hiato de dez anos, foi prestigiado por autoridades como a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, a secretária da Semipi, Leandre Dal Ponte, e a presidente do CEDM, Ivanete Xavier.
Além de Marques, a V Conferência contou com a presença de Isabela Candeloro Campoi, também docente da Unespar, no colegiado de História do campus de Paranavaí. Ambas integram, como titular e suplente, respectivamente, o CEDM, atuando como coordenadoras do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) dos campi de Apucarana e Paranavaí.
Durante o evento, as participantes foram divididas em seis eixos de discussão e cada grupo – com até 150 participantes – avaliou as propostas trazidas pelas conferências municipais, compiladas, inseridas no documento final e divididas entre propostas para os níveis estadual e federal após ampla discussão. Marques e Campoi atuaram como facilitadoras de dois dos grupos.
Além do evento estadual, as docentes da Unespar também marcaram presença no I Fórum dos Conselhos municipais dos Direitos das Mulheres, realizado também em Foz do Iguaçu.