Geral
Professora da Unespar escreve prefácio de livro sobre o filósofo argentino Rodolfo Kusch
Geral, pesquisa
A professora Giselle Moura Schnorr, do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória, prefaciou o livro “Rodolfo Kusch, Nuestra América y Nuestros Dolores”, organizado por Breno Augusto da Costa e Sílvia López. A obra homenageia o filósofo argentino Rodolfo Kusch (1922-1979) e denuncia o descaso com que vem sendo tratada uma infeliz ocorrência de incêndio que destruiu sua antiga casa, na cidade de Maimará, Argentina.
Kusch é reconhecido por suas reflexões acerca da realidade latino-americana, da importância dos povos originários e do componente popular na cultura, na antropologia e na filosofia de nosso continente. O tango e a estética também foram alguns de seus principais temas. Dentre as suas obras, destacam-se: “América profunda”, de 1962 e “Geocultura del hombre americano”, de 1976.
O livro “Rodolfo Kusch, Nuestra América y Nuestros Dolores” foi publicado pela Editora Phillos, de Goiânia, e contém contribuições de autores brasileiros, colombianos e argentinos, tanto em português quanto em espanhol.
Segundo a professora Giselle, que também é docente do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), Coordenadora do Programa de Extensão Coletivo Paulo Freire e Chefe da Divisão de Assuntos Estudantis, o texto “é tecido em prosa e verso por mãos semeadoras em continuidade do desejo do mestre: ‘se trata de descobrir un nuevo horizonte humano, menos colonial, más autentico y más americano’”.
A obra pode ser baixada gratuitamente no site da editora, disponível abaixo.