Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora da Unespar inspira criação de edital de incentivo a pesquisadoras com câncer de mama

Geral

Professora da Unespar inspira criação de edital de incentivo a pesquisadoras com câncer de mama

Geral, pesquisa

por Marina Santos Daum publicado: 01/11/2023 17h14 última modificação: 14/11/2023 11h38

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em conjunto com a Fundação Araucária, lançou o edital “Pesquisa Básica e Aplicada – Edição Outubro Rosa”, na última terça-feira (31). A iniciativa visa ao incentivo da produção de pesquisadoras vinculadas às Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) do Paraná, diagnosticadas com câncer de mama. Essa é a primeira ação desse tipo no país.  

A professora Kátia Kalko Schwartz, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranaguá, foi uma das inspirações para o desenvolvimento do projeto. Ela participou de um vídeo elaborado pela Seti, que abordou o câncer de mama, como parte da campanha Paraná Rosa 2023. Na oportunidade, a docente destacou as dificuldades que uma pesquisadora com câncer enfrenta, o preconceito, o bulliyng vindo de colegas, e nesse vídeo comentei que deveria existir um edital para priorizar as mulheres com câncer de mama e futuramente até mesmo demais pessoas que enfrentam dificuldades semelhantes”, conta.  

Kalko enfrenta o câncer de mama desde 2011 e comenta que, por conta dos tratamentos, a produção científica acaba sofrendo atrasos, o que torna a concorrência com os demais colegas, desproporcional. “Por conta disso, nossos trabalhos acabam ficando de fora dos editais de fomento, tanto que não conseguimos participar de grupos de pesquisa”, expõe.  

O edital “Pesquisa Básica e Aplicada – Edição Outubro Rosa” não tem o mesmo rigor e competitividade científica universal. A ideia é propiciar a pessoas que viveram a experiência limite do confronto com uma doença grave a possibilidade de retomar a vida acadêmica, os índices de produtividade anteriores e ter o apoio do estado para isso. Para Katia, esse “é um edital de inclusão social de mulheres com câncer de mama”, destaca com orgulho da iniciativa. 

Serão disponibilizados R$ 2 milhões para o edital e cada projeto poderá receber até R$ 100 mil, destinados para a concessão de bolsa-auxílio para estudantes de graduação e profissionais graduados e, também, para a aquisição de materiais para o desenvolvimento das pesquisas e suporte para deslocamentos. 

A iniciativa dará apoio financeiro às pesquisas vinculadas a cinco áreas prioritárias: agricultura e agronegócio; biotecnologia e saúde; energias inteligentes; cidades inteligentes; educação, sociedade e economia; e duas áreas transversais: desenvolvimento sustentável e transformação digital. Podem se beneficiar do programa apenas pesquisadoras diagnosticadas com câncer de mama. 

O evento de lançamento contou com a participação de mais de 700 mulheres, no Palácio Iguaçu, e encerrou as atividades do Paraná Rosa 2023. Durante o evento, foram homenageadas servidoras estaduais que venceram a luta contra o câncer e representam o exemplo de superação de tantas mulheres com o mesmo diagnóstico. Receberam a homenagem entregue pela primeira-dama Luciana Saito Massa, a professora Katia, Mariana Neris, diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Helena Theresinha, chefe de gabinete da Controladoria Geral do Estado (CGE), Rúbia Rossi, diretora-geral da Secretaria da Justiça e Cidadania e Delize Gnoatto Netto, secretária da Diretoria Geral da Secretaria de Estado da Educação (SEED). 



Com informações da Seti: https://www.seti.pr.gov.br/Noticia/Parana-Rosa-encerra-com-lancamento-de-edital-para-pesquisa-voltado-mulheres-com-cancer-de