Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora da Unespar projeta máscara ideal para profissionais que utilizam a voz

por Marina Santos Daum publicado: 16/08/2021 17h57 última modificação: 05/07/2022 08h30

A professora do Colegiado de Artes Cênicas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Curitiba II/FAP, e fonoaudióloga, Rosemari Magdalena Brack estudou e projetou um estilo de máscara que garante a clareza da fala e a projeção da voz. O modelo é ideal para pessoas que necessitam ter uma ótima comunicação oral durante a pandemia de Covid-19, como professores, clero, atendentes de lojas e todos que tem a necessidade da fala para sua atuação profissional.

Como a voz é objeto de trabalho de Rosemari e uma de suas maiores paixões, pensou desde o início da pandemia nas dificuldades que os profissionais estavam passando ao precisar falar com uma máscara no rosto. “Há um ano, quando começou-se a ventilar a possibilidade do retorno das aulas na rede privada comecei a procurar soluções, afinal a maior vocação da Unespar são as licenciaturas e teríamos estagiários e egressos voltando para sala de aula”, destaca a professora.

A profissional procurou diversas soluções “a primeira foi um artefato de silicone importado por sites que, colocado sob a máscara, melhorava a onda sonora emitida, porém é pequena para o tamanho da face das pessoas brasileiras. Depois foi o amplificador de voz do professor, mas ao utilizar conjuntamente com o microfone para a transmissão para os que estavam online, surgiu microfonia. Por fim, passei a procurar em sites mundiais opções e juntando as peças experimentei a construção dessa máscara”, explica Rosemari.

Com o objetivo de colaborar com a renda extra de artesãs e artesões, a professora, por meio da Pró-reitoria de Cultura e Extensão (Proec) da Unespar, disponibilizou um manual que ensina a maneira correta de confeccionar a máscara, conforme as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo Rosemari, qualquer pessoa com máquina de costura é capaz produzir essa máscara. O desenvolvimento do projeto contou com a colaboração do professor de figurino do campus Curitiba II/FAP, Paulo Vinícius Alves, para a verificação da linguagem apropriada do tutorial para o entendimento de costureiras(os) e artesãs(ões)

MANUAL DE CONFECÇÃO CLIQUE AQUI

Para comprovar a eficiência do produto, Rosemari fez uma Analise Acústica da voz produzida sem máscaras, com máscara de pano, com máscara PFF2, com o suporte de silicone e com a que confeccionou. “A onda sonora mais próxima da voz sem máscara foi justamente a com essa máscara”, conclui.

É importante ressaltar que essa máscara não isenta os demais cuidados recomendados para evitar o contágio por Covid-19. Rosemari reforça que “em momentos de pico de pandemia, é prudente utilizar as máscaras indicadas pelas autoridades sanitárias e usar a máscara de fala somente durante o uso vocal”.

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo