Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ProfHistória abre seleção para vagas de mestrado e doutorado na Unespar

ProfHistória abre seleção para vagas de mestrado e doutorado na Unespar

Geral, Pesquisa

Programa oferece 12 vagas para o mestrado e 3 para o doutorado, o primeiro da instituição
por Fábio Candido dos Santos publicado: 02/09/2024 16h59 última modificação: 02/09/2024 17h31

O Programa de Pós-graduação em Ensino de História em Rede Nacional (ProfHistória), voltado à formação continuada de professores de ensino básico, abriu inscrições para a seleção de vagas nas turmas 2025 dos cursos de mestrado e doutorado do Programa no campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), o ProfHistória disponibiliza 12 vagas para o mestrado e outras três para o doutorado, que formará a primeira turma deste grau de pós-graduação no Programa e na Unespar.

Para participar, é necessário portar diploma de curso superior de licenciatura registrado no MEC e atuar como docente de História de educação básica na rede pública. No caso de não haver candidatos selecionados, vagas remanescentes poderão ser atribuídas a aprovados atuantes de outras redes da educação básica em um quantitativo não superior a 30% daquele constituído pelos professores da rede pública matriculados no certame na Unespar.

As inscrições vão até 8 de outubro para o doutorado e 13 de novembro para o mestrado, devendo ser realizadas exclusivamente on-line, por meio do pagamento de taxa de R$ 130 (via boleto, cartão de crédito ou pix), com preenchimento e impressão do requerimento de inscrição, confirmando atuação na rede pública da educação básica e a escolha da Unespar como instituição de ensino superior a ser cursada.

No caso de postulantes que aderirem às políticas de ações afirmativas da Unespar, serão reservadas três vagas a candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e com deficiência para o mestrado e uma para o doutorado. Para concorrer nesta modalidade – que não exclui a participação na de ampla concorrência –, é necessário, no ato da inscrição, optar por um único grupo de cotas, enviando, via sistema, e após o preenchimento do requerimento, carta de autodeclaração conforme requisitos da cota optada.

O processo de seleção consistirá em uma fase para o mestrado e três para o doutorado. Para o primeiro, haverá uma prova de seleção geral em âmbito nacional, contendo 20 questões objetivas e uma discursiva. No caso do doutorado, a seleção será constituída inicialmente de uma análise e adequação local dos projetos, que deverão ser enviados via sistema em formato pdf, após a finalização da inscrição no certame. Em seguida, uma prova oral local e, por fim, a etapa de avaliação nacional dos projetos, ambas de caráter classificatório e eliminatório.

O resultado final dos dois processos de seleção vai ser divulgado em 21 de janeiro de 2025 no site do ProfHistória.

Mais informações podem ser obtidas na página do ProfHistória no site da Unespar, incluindo os editais de seleção do mestrado e do doutorado.

ACESSIBILIDADE: Pessoas com deficiência visual podem se inscrever aqui e acessar os editais dos processos de seleção de mestrado e de doutorado do ProfHistória neste link