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Prograd divulga avaliação do Ensino Remoto Emergencial

Geral, Ensino

por Marina Santos Daum publicado: 23/08/2021 17h01 última modificação: 05/07/2022 08h30

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), através da Pró-reitoria de Ensino e Graduação (Prograd), publicou o relatório do Programa Avaliação Diagnóstica do Ensino Remoto Emergencial (Adere), que tem como objetivo melhorar os processos de ensino e aprendizagem dos cursos de graduação oferecidos pela Instituição, através de uma avaliação quali e quantitativa. A pesquisa foi aplicada em todos os campi da Unespar, de forma remota, e contou com a participação de 492 estudantes e 247 docentes.

 

 

Alguns resultados da pesquisa são destacados aqui:

  • As plataformas mais utilizadas durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foram o Google Meet com 90,2% do total de respostas, seguido por WhatsApp com 87%; Moodle, 79%; Google Classroom 69,5%; Teams 24%. Outras foram indicadas com menor incidência.
  • Conforme a pesquisa de experiência no ERE, 39,1% dos estudantes mostraram-se nem satisfeito/nem insatisfeito; 38,2% satisfeito; 9% insatisfeito; 7,2% muito insatisfeito e 6,5% muito satisfeito. Já os professores, 39,1% mostraram-se nem satisfeito/nem insatisfeito; 38,2% satisfeito; 9% insatisfeito; 7,2% muito insatisfeito e 6,5% muito satisfeito.

 

  • Com relação ao acesso dos estudantes ao plano de ensino para as disciplinas que foram oferecidas no ERE, 77,7% tiveram acesso, o que significa que os docentes disponibilizaram o material com antecedência.

 

  • Para os/as estudantes, 64,7% afirmaram que as práticas ou ações pedagógicas do ERE, foram bem-sucedidas e 35,3% negaram o sucesso. Entretanto, 54,7% afirmaram existir dificuldades nos processos pedagógicos, mas 45,3% negaram.

 

  • É importante ressaltar que 73,8% dos estudantes que participaram da pesquisa, possuem condições de acesso à internet e à equipamentos para estudarem no ERE, e 25,4% possuem condições de acesso, contudo com dificuldades e restrições. Como essa quantidade é considerável, a Prograd está promovendo ações para melhorar a inclusão digital dos alunos, como: formação de docentes e discentes em questões tecnológicas, e “compra de pacote” de dados, este último voltado para os estudantes atendidos pelo Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH).

 

  • Para conferir mais informações referentes ao ERE, assim como os mecanismos de coleta e tratamento estatístico dos dados e a íntegra dos dados pesquisa do Adere, acesse o link disponível abaixo.

Para conferir mais informações referentes ao ERE, assim como os mecanismos de coleta e tratamento estatístico dos dados e a íntegra dos dados pesquisa do Adere, acesse o link disponível abaixo.

PARA LER A ADERE CLIQUE AQUI


O ERE

Os cursos da Unespar são organizados e estruturados para o ensino presencial, mas como a modalidade foi impedida por conta da pandemia de Covid-19, o ERE foi adotado como uma proposta de curto prazo, que está está em vigor desde março de 2020, em caráter emergencial, conforme resolução N. 001/2020 – (Reitoria/Unespar) e conforme os demais documentos orientadores (Orientação N. 001/2020; Memorando 022-2020; Informativo N. 001-2020; Resolução 024-2020; Memorando 008/2021), publicados no site da Unespar. 

 

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