Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Couro de Peixe firma contrato e exporta artesanatos para o Canadá

Geral

Programa Couro de Peixe firma contrato e exporta artesanatos para o Canadá

Geral, Extensão

por Marina Santos Daum publicado: 28/04/2023 15h13 última modificação: 28/04/2023 15h13

O programa de extensão Couro de Peixe, do campus de Paranaguá, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), expandiu suas fronteiras e firmou um contrato com a empresa Cattalini, terminal privado de líquidos alocado no Porto de Paranaguá, para produzir artesanatos que serão entregues a clientes da empresa, no Canadá e demais países da América do Norte.

Para Kátia Kalko, coordenadora do projeto, exportar esse material significa expandir os conhecimentos acerca do artesanato com o couro de peixe, já que entra na categoria de couro exótico, segundo o mercado internacional de couros. “Há pouco conhecimento de outros países, até do nosso país, com relação ao couro de peixe e é interessante porque quando as pessoas pegam couro de peixe, a primeira coisa que elas fazem, é cheirar pois acham que o couro cheira peixe, quando na verdade tem cheiro de couro como qualquer outro”, explica.

Em fevereiro deste ano, o projeto recebeu novos equipamentos provenientes do termo de convênio entre a Unespar e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGFPR). Foram entregues um freezer, um notebook, uma centrifuga e uma bomba de 4000 l/h, que poderão fomentar as atividades do programa. “A aquisição desses equipamentos é fundamental até para aumentar a nossa produtividade e pode aumentar, claro, a nossa produção e a exportação para outros países”, reforça Kátia.

Ao longo de seus 15 anos, o programa Couro de Peixe já enviou artesanatos para outros países, como Japão, Alemanha, Espanha, Noruega, entre outros.

 

COMO FUNCIONA O PROGRAMA

O programa Couro de Peixe da Unespar, foi criado em 2008 e tem como finalidade utilizar a pele do peixe, que geralmente é jogada no ambiente, em lixo comum ou enterrada, para a confecção de artesanatos, gerando trabalho e renda para as comunidades ribeirinhas dos municípios de Paranaguá, Matinhos, Guaraqueçaba e Pontal do Paraná.

O Couro de Peixe é preparado para a produção no Curtume Comunitário de Pontal do Paraná. Para que a pigmentação das peças não desbotasse quando em contato com a água, foram feitos diversos experimentos e atualmente o mercado coureiro conta com um novo produto de qualidade, para a comercialização.