Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras abre edital para submissão de propostas de projetos

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 11/06/2024 14h40 última modificação: 11/06/2024 14h40

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), informa que a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) abriu edital para apresentação de propostas de projetos para o Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras. Este programa incentiva a criação de projetos de extensão para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico do estado do Paraná. Os projetos devem se enquadrar em pelo menos uma das cinco Áreas Prioritárias do Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT PARANÁ), que são: Agricultura e Agronegócios, Biotecnologia e Saúde, Energias Sustentáveis/Renováveis (Energias Inteligentes), Cidades Inteligentes e Sociedade, Educação e Economia.

As propostas devem seguir as diretrizes do edital e ser submetidas pelo Sistema de Controle e Execução de Projetos da SETI/UEF – CEP até o dia 3 de julho de 2024, às 12h59.

Podem participar do edital instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas no Paraná, que promovam a transmissão do conhecimento. As propostas devem envolver pelo menos uma instituição de ensino superior pública ou privada, sem fins lucrativos, como proponente ou parceira. As equipes dos projetos devem ser multidisciplinares, compostas por um coordenador, professores extensionistas ou pesquisadores, profissionais recém-formados e estudantes de graduação de instituições de ensino superior do Paraná.

O edital permite a apresentação de até 106 projetos de extensão para serem desenvolvidos nos 100 municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) do estado. Cada município pode receber até três projetos de diferentes temáticas: Educação, Saúde e Renda. Além desses, cada universidade estadual pode propor até dois projetos adicionais para municípios fora dos 100 com os menores IDHs, com justificativa. Universidades com incubadoras solidárias podem submeter um projeto institucional para apoiar esses órgãos.

O edital financiará até 128 projetos que obtenham uma nota mínima de 70 pontos na avaliação dos consultores. O valor total disponível é de até R$ 18.976.768,00, e cada instituição pode solicitar até R$ 148.256,00 por projeto.

Fases do Projeto:

1. Submissão e Seleção: envio e avaliação das propostas por consultores conforme os critérios do edital.

2. Execução: implementação dos projetos nos municípios selecionados com suporte contínuo.

3. Avaliação e Relatório: avaliação dos resultados e apresentação de relatórios destacando os impactos.

Para mais detalhes, acesse o edital completo.

registrado em: , ,