Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Sou + Unespar e NRE de Paranaguá deliberam estratégias para levar projetos a colégios da rede estadual da região

Geral, Extensão

por Fábio Candido dos Santos publicado: 03/07/2024 15h02 última modificação: 03/07/2024 15h02

A professora Erica Cintra, representante do Programa Sou + Unespar no campus de Paranaguá da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), se reuniu, em junho, com Paulo Severino Penteado, chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) da cidade do litoral paranaense, e Manuelly Antunes, assistente administrativa da chefia do órgão, com o objetivo de alinhar estratégias para levar projetos a colégios da rede estadual da região.

No encontro, Cintra detalhou as atividades do Programa Sou+ Unespar e destacou a importância da parceria com o NRE para a implementação de ações extensionistas junto às escolas a fim de aproximar estudantes dos ensinos médio, profissionalizante e de Jovens e Adultos (EJA) com a Unespar.

“Nosso encontro procura dar notícia dos trabalhos ensejados na primeira reunião com a coordenadora do Programa, a professora Patrícia Cunha, em visita [ao Núcleo] no início do ano em companhia da pró-reitora [de Extensão e Cultura], Rosemeire Cardoso, e já alinhar ações conjuntas para o início do próximo semestre”, disse a docente.

Cintra aproveitou a oportunidade para convidar o NRE a participar da Mostra de Profissões Unespar 2024, evento do Programa agendado para os dias 6 e 7 de agosto no campus da Unespar de Paranaguá, e que já conta com grande adesão da comunidade em geral.

Os projetos extensionistas em desenvolvimento do Programa Sou + Unespar também estiveram na pauta da reunião. Entre eles, o Mais Unespar na Escola, voltado para o mapeamento das áreas de interesse discente por meio da aplicação de questionários, e os Aulões de Revisão (Enem/vestibular), já programados para os dias 3 e 4 de outubro, com previsão de encontros de 45 minutos presenciais, mas ainda sem local definido.

“São oportunidades de tornar conhecidos os cursos ofertados pela universidade pública aos estudantes da região litorânea do Paraná e uma estratégia de vinculação do ensino superior à educação básica, profissional e EJA local”, disse a professora.

Para Penteado, as ações são bem-vindas e chegam em momento oportuno, reforçadas pela necessidade de derrotar, segundo o chefe do NRE, “a cultura do veraneio”, instalada entre os jovens do litoral, acomodados com a ideia de ter um emprego no verão e deixar os estudos para depois.

“É necessário incentivar a ideia da universidade como projeto de vida e de profissionalização de médio-longo prazo, com a possibilidade de melhores ganhos no futuro, e aproveitar o diferencial local da existência de oferta pública de ensino superior de qualidade. O que não é realidade em muitas cidades do interior do estado, cuja demanda de alunos tem de se deslocar para municípios distantes para cursar a graduação” explicou.

O chefe do NRE também salientou que a oferta de cursos de ensino superior público no litoral é grande, tornando a região ambiente fértil para o engajamento discente na educação superior. “Aqui tem a Unespar, a UFPR Litoral e o Instituto Federal, com muitas possibilidades de formação, precisando ser melhor aproveitada pelo nosso público com mais interesse e reconhecimento da importância [da educação] para a sua vida”, declarou.

Já Antunes se colocou à disposição para cooperar na intermediação da Universidade com os ensinos médio, profissionalizante e EJA, reiterando a importância de integrar os projetos do Sou + Unespar ao “Projeto de Vida”, iniciativa dos colégios estaduais com o objetivo de fomentar o interesse dos estudantes em organizar a própria carreira, e a "pensar a universidade como parte desse sonho de se tornar um profissional qualificado e diferenciado”, disse a assistente administrativa da chefia do NRE.

A reunião ainda tratou da logística do Programa Sou + Unespar em Paranaguá, levando em conta os cursos ofertados pela instituição na cidade, bem como a escolha por escolas que atendam comunidades carentes e de maior porte como as prioritárias para receber ações do Programa, em consonância com a missão da Unespar de promover a democratização do ensino e o acesso do estudante da escola pública à universidade pública, gratuita e de qualidade.