Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetek Unespar entrega projetos de engenharia civil e arquitetura para campi da instituição e prefeituras

Geral, Pesquisa, Extensão

por Fábio Candido dos Santos publicado: 02/09/2024 16h24 última modificação: 02/09/2024 16h24

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) já entregou, por meio do projeto de pesquisa-extensão Projetek, iniciativa do Governo do Estado para a implantação de escritórios de engenharia nas universidades estaduais em apoio a municípios, 16 projetos para os campi da instituição e prefeituras desde 2022, ano de lançamento da ação.

A contribuição da Unespar ajudou o Projetek a receber, no dia 21 de agosto, o Prêmio Excelência em Competitividade, do Centro de Liderança Pública (CLP), organização que fomenta o engajamento da sociedade e a valorização de lideranças que promovam ideias inovadoras em políticas públicas.

Com recursos do Fundo Paraná de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico, o Projetek é administrado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e conta com o apoio do Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade, denominado Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni), que objetiva estimular o desenvolvimento socioeconômico paranaense, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços.

No caso do Projetek, o incentivo é voltado a municípios com menos de 30 mil habitantes que encontram dificuldade em desenvolver projetos de engenharia, desde que situados nas regiões onde se localizam os campi das instituições de ensino superior contempladas pelo projeto.

A ideia é utilizar o apoio dos escritórios do Projetek na elaboração de projetos para agilizar a execução de obras, evitando gastos extras para os cofres públicos municipais. Na Unespar, o Projetek é coordenado pelo professor Adalberto Dias, por meio de representações nos campi de Campo Mourão e Paranaguá, que dispõem de cursos de Engenharia, abrangendo 25 prefeituras.

No escritório do campus da cidade do centro-oeste paranaense foram elaborados projetos para as prefeituras de Corumbataí do Sul, Barbosa Ferraz, além do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (CIS-Comcam). Para o próprio campus, projetos de layout da biblioteca, da Ageuni, dos colegiados de Turismo, Administração, Engenharia de Produção, Ciências Contábeis, Letras e Matemática, além da reforma da extensão do campus de Paranavaí, em Loanda, foram concluídos.

Já o escritório do Projetek em Paranaguá atendeu à prefeitura de Morretes, com o pré-projeto de restauro do Hospital Municipal, ao campus da Unespar na cidade, por meio de um de acessibilidade, e, em Curitiba, a outro relativo ao prédio Tiradentes, do campus de Curitiba I.

Além de produzir projetos de engenharia civil e arquitetura, o Projetek Unespar também colabora na organização e participação de eventos científicos, como congressos, seminários e semanas acadêmicas, publicando e apresentando artigos científicos relativos aos projetos desenvolvidos.

As unidades do Projetek utilizam tecnologia Building Information Modeling (BIM) - Modelagem de Informações da Construção, em tradução livre –, um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de construção, de modo colaborativo, servindo a todos os integrantes dos empreendimentos, em qualquer etapa do ciclo de vida da construção.

O Projetek adota essa tecnologia com o objetivo de assegurar uma melhoria na aplicação dos recursos e na busca de maior assertividade em projetos públicos, desde sua licitação, planejamento, execução, custo, fiscalização e manutenção, a fim de estimular o desenvolvimento do setor da construção.