Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto arquitetônico da nova sede da Reitoria é apresentado durante reunião

Geral

Projeto arquitetônico da nova sede da Reitoria é apresentado durante reunião

Geral

por Marina Santos Daum publicado: 26/05/2023 11h21 última modificação: 26/05/2023 11h27

O projeto arquitetônico da nova sede da Reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Paranavaí, foi apresentado hoje (26) à reitora, pró-reitorias de Administração e Finanças (Praf) e de Planejamento (Proplan) e às direções dos campi da Unespar, pela equipe de infraestrutura da Proplan, da qual fazem parte as engenheiras Denise Bandeira e Camila Castanha e o arquiteto Fábio Muniz, bolsista técnico. Ao todo o prédio terá 2.975m² de área construída, e contará com espaço para atender 97 servidores/as.

O projeto apresenta espaços amplos e multiuso, por conta da característica multicampi da Unespar, desta forma, será possível realizar mudanças de layout para atender diferentes setores e necessidades da Instituição. Com traços de sustentabilidade, o novo prédio contará com reutilização de águas pluviais, placas de energia solar e ambientes de convivência integrados a espaços de jardim.

A novidade deste projeto será o novo auditório junto ao prédio da Reitoria, que comportará 100 pessoas. Este espaço foi pensado para a realização de eventos institucionais e também àqueles vinculados ao ensino, pesquisa e extensão.

Além de toda essa estrutura, o projeto prevê área de estacionamento para bicicletas, motocicletas, automóveis e vans, com quatro acessos diferentes para veículos, pessoas e um exclusivo para o auditório.

Para que o projeto possa ser colocado em prática, a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, enfatiza que “agora entramos na fase de angariar recursos junto ao governo estadual e federal”.

O terreno onde acontecerá a construção do novo prédio da Reitoria situa-se em um loteamento a 650 metros do campus de Paranavaí. Atualmente, a sede da Reitoria está localizada em um prédio alugado, no centro da cidade.

Participaram da reunião a reitora, Salete Machado Sirino, os pró-reitores da Praf e da Proplan, Celso Grigoli e Sidney Kempa, respectivamente, as direções dos campi: Daniel Gomes (Apucarana), João Marcos Avelar (Campo Mourão), Marco Aurelio Koentopp (Curitiba I/Embap), Noemi Ansay  e Drausio Fonseca (Curitiba II/FAP), Moacir Dalla Palma (Paranaguá), Maria Antonia Ramos Costa (Paranavaí), Alcemar Martello (União da Vitória) e a equipe de infraestrutura citada.

  

Sobre a licitação

A tramitação da licitação aconteceu no final de 2022 e teve como objetivo selecionar a empresa responsável por desenvolver somente o projeto arquitetônico da nova reitoria. A licitação obteve grande sucesso entre as empresas do Estado, recebendo quatro propostas que foram julgadas em sessão pública realizada na atual sede da Reitoria. Quem julgou as propostas foram representantes técnicos e administrativos da Unespar e a empresa vencedora foi a Dedicare, de Cascavel. 

MATÉRIA SOBRE A CONFECÇÃO DO PROJETO ARQUITETÔNICO CLIQUE AQUI