Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Ciências Econômicas da Unespar Apucarana transforma realidade de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 05/09/2024 17h16 última modificação: 05/09/2024 17h16

Você sabia que o curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Apucarana, desempenha um papel crucial no fortalecimento socioeconômico da comunidade local? Coordenado pela professora Tania Terezinha Rissa, o projeto de extensão "O Papel Socioeconômico do Curso de Ciências Econômicas da Unespar – Campus Apucarana na Comunidade" vem transformando a realidade de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, promovendo capacitação, geração de renda e melhorias no bem-estar social.

Desde 2015, o projeto estabelece uma conexão entre a universidade e a Rede de Mulheres e Homens da Economia Solidária, assistida pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família do Município de Apucarana. A professora Tania, que também atua como conselheira do Conselho Municipal de Economia Solidária de Apucarana, representa a Unespar e desempenha um papel fundamental na oferta de cursos de formação e educação financeira para as empreendedoras dessa rede.

"Nosso trabalho com a Rede de Economia Solidária surgiu da necessidade de fornecer suporte técnico e educacional para essas mulheres, ajudando-as a se prepararem melhor para o mercado solidário", explica a professora Tania. "Durante a pandemia, realizamos uma pesquisa que identificou as principais dificuldades enfrentadas por essas empreendedoras, como problemas na comercialização dos produtos, precificação inadequada e desafios na compra de matérias-primas. Esse levantamento foi essencial para o desenvolvimento de um projeto que abordasse essas questões de maneira prática e eficiente", acrescenta.

Como resultado dessa pesquisa, o projeto "Economia Solidária: Sobrevivendo em tempos de Pandemia" foi desenvolvido e tornou-se um marco inicial, financiado pelo edital Pibis/2020. "Os resultados foram impressionantes e mostraram claramente a necessidade de cursos de formação continuada para essas empreendedoras", destaca a professora Tania. "Com o apoio do programa de extensão, conseguimos oferecer capacitação em áreas críticas para o sucesso dos empreendimentos solidários, o que fez toda a diferença para essas mulheres".

Em 2023, a continuidade desse esforço se materializou em um novo projeto intitulado "Formação Continuada: Qualificação e Geração de Renda para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica do Município de Apucarana", novamente contemplado pelo edital Pibis. Esse curso, realizado em parceria com a Secretaria da Mulher e da Família, foi estruturado em oito módulos abrangentes, abordando desde aspectos técnicos e específicos dos empreendimentos até temas como direito do consumidor, precificação e marketing.

"As participantes adquirem um conhecimento vasto e diversificado, que vai além das questões técnicas dos negócios", relata a professora Tania. "Elas aprenderam sobre direitos do consumidor, estratégias de marketing e práticas de precificação justa, o que aumentou significativamente a confiança e a capacidade delas de gerenciar seus empreendimentos".

Os depoimentos das participantes refletem a importância e o impacto desse projeto. "Foi muito gratificante ver como elas se desenvolveram ao longo do curso. As empreendedoras passaram a entender melhor os desafios e as oportunidades do mercado solidário, o que certamente contribuirá para o sucesso de seus negócios", comenta a professora Tania. "Ficou evidente a necessidade de continuar oferecendo esse tipo de formação, adaptando os conteúdos às novas demandas e necessidades que surgem", acrescenta.

Em resposta a essas necessidades, a equipe do projeto já está organizando um novo ciclo de formação continuada, com o objetivo de aprofundar ainda mais os conhecimentos e habilidades das empreendedoras. Esse novo projeto, denominado "Formação Continuada, Qualificação, Fomento na Geração de Renda e Sustentabilidade", contará com a parceria dos cursos de Ciências Contábeis e Direito da Unespar, fortalecendo a integração entre diferentes áreas do conhecimento e promovendo um impacto ainda maior na comunidade. "A colaboração entre a universidade e a Rede de Economia Solidária é essencial para o sucesso desses projetos", enfatiza a professora Tania.

O objetivo do projeto é continuar fortalecendo os laços com a comunidade e oferecendo suporte para que essas mulheres possam alcançar a independência financeira e a realização pessoal através de seus empreendimentos.

registrado em: , ,