Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão "Cineclube: Conversando com Professores" promove a democratização dos saberes sobre arte em Curitiba

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 19/09/2024 16h28 última modificação: 19/09/2024 16h28

Você sabia que a Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba I - Embap, oferece um projeto de extensão que une cinema e educação para promover debates profundos sobre a arte e seus protagonistas? O "Cineclube: Conversando com Professores" é coordenado pela professora Giovana Simão, do colegiado de Licenciatura em Artes Visuais, e tem como proposta para o ano de 2024 a temática "Cinebiografia I: Artistas, Produção Artística e Prestígio Social". Este projeto busca enriquecer a formação continuada de professores da Educação Básica, professores de Licenciaturas do Ensino Superior, estudantes de licenciaturas e a comunidade em geral.

Criado em 2018, o Cineclube tem como objetivo principal fomentar discussões acadêmicas, culturais e científicas por meio da exibição de filmes seguidos de debates. A cada ano, uma nova temática é explorada, e em 2024, o enfoque está nas cinebiografias de artistas visuais, abordando suas trajetórias sociais, produção artística e prestígio social. A professora Giovana Simão destaca a importância dessa abordagem: "Queremos desmistificar a ideia do 'dom artístico' e promover uma análise mais sociológica e crítica do campo da arte".

A professora conta que durante a pandemia foi realizada uma pausa no Cineclube presencial, mas foram oferecidos cursos de extensão a distância. “Retomamos as atividades presenciais em 2023 e, após uma pesquisa com os participantes, decidimos explorar a temática das biografias de artistas”, relata a professora Giovana.

O "Cineclube: Conversando com Professores" terá 19 encontros quinzenais ao longo de 2024, iniciado em março e se estende até dezembro. Cada encontro é dividido em duas partes: no primeiro, há uma apresentação detalhada sobre o artista, seu estilo artístico, período histórico e a problematização sociológica de sua trajetória. No encontro subsequente, é exibido um filme biográfico sobre o artista estudado, seguido de um debate para confrontar as informações apresentadas com as abordagens fílmicas.

Os artistas selecionados para as cinebiografias incluem nomes como Caravaggio, Vermeer, Goya, Renoir, Van Gogh, Turner, Munch, Klimt e Frida Kahlo. A escolha desses artistas permite uma diversidade de estilos e períodos históricos, proporcionando uma ampla base para discussão e reflexão.

"Acreditamos que os filmes sobre artistas visuais não apenas narram suas vidas, mas também agregam valor simbólico a suas obras, redobrando sua consagração no campo da arte", explica a professora Giovana. "Nosso objetivo é que o público participante desenvolva um olhar mais crítico sobre as relações de sociabilidade no campo da arte, entendendo que a arte é uma área de conhecimento e não apenas um dom divino", acrescenta.

O projeto conta com parcerias importantes que contribuem para sua realização. O SESC – Paço da Liberdade cede a Sala de Cinema: Cinepensamento para as exibições, enquanto o LICA – Laboratório de Cinema e Audiovisual da FAP/UNESPAR fornece monitores para auxiliar nas sessões. Essas parcerias são fundamentais para a execução e sucesso do cineclube, proporcionando um ambiente adequado e suporte técnico necessário.

Baseando-se nas teorias de Pierre Bourdieu, o projeto utiliza o conceito de trajetória social para analisar as biografias dos artistas. Segundo Bourdieu (2005), em “O Poder Simbólico”, o campo e a trajetória social estão intrinsecamente interligados, onde o espaço percorrido pelo agente social durante sua vida está relacionado com o campo, constituindo a condição prévia para a construção da trajetória social. Assim, os filmes biográficos servem como um material para fomentar reflexões sobre o campo artístico e suas dinâmicas sociais.

"A importância do projeto é democratizar o saber sobre a arte", enfatiza a professora Giovana. "Queremos que a arte seja acessível a todos, não apenas aos que já estão familiarizados com ela. O Cineclube também contribui para a formação continuada dos professores e é um espaço onde todos podem aprender e discutir".

Ela também comenta sobre a importância da extensão universitária: "A extensão é a vitrine da universidade, o local onde escoamos nossos saberes para a comunidade. É uma maneira de democratizar o conhecimento, tornando-o acessível para todos, independentemente de sua área de atuação. Acreditamos que a arte deve ser um tema de debate democrático e acessível a todos".

"O que mais me toca é o encontro de pessoas tão diferentes, unidas por um mesmo tema. A troca de conhecimentos durante os debates é enriquecedora, e o ambiente do Cineclube é visto como um lugar agradável para formação continuada, especialmente pelos professores da Educação Básica. Nosso objetivo é sempre contribuir para a formação continuada de forma leve e didática, democratizando os saberes sobre a arte", conclui a professora.

Os encontros do "Cineclube: Conversando com Professores" ocorrem quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, das 14h às 17h30, na Sala de Cinema do SESC – Paço da Liberdade. A participação é gratuita e aberta ao público, incentivando uma ampla interação e troca de conhecimentos entre os participantes.

Cronograma dos próximos encontros:

26/09/2024: Munch: Biografia, produções artísticas e prestígio social.

10/10/2024: Munch/Filme.

24/10/2024: Klimt: Biografia, produções artísticas e prestígio social.

07/11/2024: Klimt/Filme.

21/11/2024: Frida Kahlo: Biografia, produções artísticas e prestígio social.

05/12/2024: Frida Kahlo/Filme.

12/12/2024: Atividades Natalinas SESC/Paço da Liberdade.

registrado em: , ,