Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão "CineFAP" promove debates e formação cultural através do cinema na Unespar

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 26/09/2024 14h18 última modificação: 26/09/2024 14h18

Você sabia que a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Curitiba II - FAP, tem um cineclube ativo desde 2004? O CineFAP, ligado ao curso de Cinema e Audiovisual, realiza sessões semanais de filmes seguidas de debates, abertas tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público externo. Coordenado pelo professor Pedro Faissol, o projeto visa democratizar o acesso ao cinema fora do circuito comercial, promovendo uma rica troca de ideias sobre diversas dimensões do cinema.

O CineFAP ocorre todas as terças-feiras, às 19h, na sede da EMBAP/Tiradentes. A organização das sessões é feita por uma equipe rotativa de alunos do curso de Cinema. Cada sessão inclui a exibição gratuita de um filme seguida de um debate, que enriquecem o repertório cultural dos participantes.

O professor Pedro Faissol destaca a importância do CineFAP não apenas por ser o cineclube mais antigo da cidade em atividade contínua, mas também pela sua função formativa para os estudantes do curso de Cinema e Audiovisual. “O cineclube é uma das principais formas de difusão de conhecimento do curso de Cinema e Audiovisual”, afirma o professor.

O projeto CineFAP, que começou em 2004 graças à iniciativa de Ivanise Garcia, professora aposentada do curso de Teatro da FAP, antecede até mesmo a criação do curso de Cinema e Audiovisual na Unespar. Desde então, já passou por diversos locais, incluindo o Museu da Imagem e do Som (MIS-PR), a Cinemateca de Curitiba e o Sistema Fiep - Unidade Centro, até chegar à sua localização atual na Embap/Tiradentes. "O CineFAP é um projeto de extensão bem antigo. Em 2013, passou a ser organizado por alunos do curso de Cinema e Vídeo. Inicialmente, as sessões eram realizadas na sede Cabral e, desde então, aconteceram em diversos lugares", explica o professor Faissol.

Além de promover o debate e a circulação do pensamento crítico em torno do cinema, o CineFAP busca democratizar o acesso a filmes fora do circuito comercial, enriquecendo o repertório cultural dos participantes. "A proposta do CineFAP é discutir o cinema em suas diversas dimensões (ética, estética, estilística, política e social), além de democratizar o acesso a filmes fora do circuito comercial", comenta o professor.

Outro aspecto interessante do CineFAP é a sua curadoria colaborativa. A programação é feita de forma descentralizada, com a participação ativa dos frequentadores das sessões, sejam eles estudantes do curso ou não. Essa abordagem permite uma troca efetiva de ideias e garante um diálogo amplo e diverso entre organizadores e público. "Essa medida permite que a participação não fique restrita aos estudantes do curso e que haja uma efetiva troca, prezando por um diálogo amplo e diverso, entre os organizadores e o público que frequenta as sessões", ressalta o professor Faissol.

O CineFAP se estabelece, assim, como um importante espaço de formação cultural e reflexão crítica, promovendo o cinema como ferramenta de educação e interação social. Faissol conclui: "A importância formativa do cineclube, neste diálogo dos estudantes do curso com a sociedade, se revela muito enriquecedora". Ao democratizar o acesso a produções cinematográficas e promover debates críticos, o CineFAP desempenha um papel fundamental na difusão cultural e no enriquecimento intelectual da comunidade, tanto dentro quanto fora da universidade.

registrado em: , ,