Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão "Clube de Leitura" promove diálogo literário e comunidade de leitores em União da Vitória

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 11/07/2024 11h44 última modificação: 11/07/2024 11h44

Você sabia que o campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está promovendo um espaço inovador e enriquecedor para amantes da leitura? O projeto de extensão "Clube de Leitura", coordenado pelo professor Fernando Henrique Crepaldi Cordeiro, visa proporcionar um ambiente de leitura coletiva e discussão literária, aberto a toda a comunidade.

O "Clube de Leitura" é um espaço aberto a toda a comunidade, ideal para aqueles que amam a leitura ou desejam explorar novos livros e perspectivas. Os participantes escolhem uma obra por mês e se reúnem online, aos sábados, às 14h, para discutir o texto escolhido. "O projeto é aberto a toda a comunidade, a qualquer pessoa que goste ou que tenha interesse em ler os livros propostos e queira um espaço para discutir o texto. Os únicos requisitos, portanto, são a leitura do texto escolhido e o acesso à internet", explica o professor Fernando.

O principal objetivo do projeto é criar um ambiente de diálogo e troca de experiências sobre obras literárias, promovendo o letramento literário e a interação social. Para os coordenadores, especialmente os alunos de graduação envolvidos, o clube é uma oportunidade de desenvolver habilidades de mediação de leitura, incentivando a interpretação e o debate. Para os participantes, é uma chance de ampliar seus horizontes culturais e sociais, reforçando identidades e solidariedades. "A proposta é criar um espaço de diálogo sobre obras literárias, fomentando a leitura e incentivando o diálogo, o respeito a diferentes modos de ver e entender, de construir o sentido sobre o texto", diz Fernando.

O projeto surgiu das práticas de leitura realizadas por alunos do curso de Letras Português e Espanhol, inspirado pelo conceito de "círculo de leitura" de Rildo Cosson. As atividades começaram em março deste ano com um período de estudo sobre clubes de leitura e letramento literário, visando formar mediadores eficazes. O primeiro encontro ocorreu no último fim de semana, 6 de julho, discutindo "Uma ideia toda azul" de Marina Colasanti. O professor acrescenta que "a leitura é um processo de interação entre o texto e o leitor, isso significa que, quando lemos, empenhamos um pouco de nós mesmos (nossos conhecimentos, valores) e completamos/preenchemos a obra com esses aspectos. Como temos experiências distintas, nenhuma interpretação é exatamente igual".

O professor Fernando ressalta a importância do projeto em um contexto onde a leitura é cada vez mais desvalorizada. Segundo o Iede, 66% dos jovens entre 15 e 16 anos nunca leram um livro com mais de 10 páginas. O clube busca criar uma comunidade de leitores, promovendo um espaço de sociabilidade e incentivo à leitura. "Uma das coisas que, talvez, possa instigar a leitura é justamente a ideia de uma comunidade de leitores, um espaço em que a leitura seja comunitária, voltada para a troca de perspectivas, para a colaboração. Na qual leitores menos experientes tenham contato com outros mais experimentados, mas num ambiente em que impere o respeito, o diálogo", afirma Fernando.

Ele destaca três pontos fundamentais do projeto: "O projeto visa destacar a questão do aprender a ouvir e a respeitar como processo fundamental das relações entre os participantes, mas ainda assim quer promover o compartilhamento de opiniões e dúvidas. Ou seja, saber reconhecer a importância da voz do outro e, ao mesmo tempo, possibilitar que os sujeitos se expressem". Além disso, "há pouquíssimas restrições sobre as escolhas das obras (estar disponível em português, máximo de 350 páginas, não depender de leituras anteriores). A ideia é justamente a possibilidade de entrar em contato com manifestações, com gostos e interesses diferentes, sem preconceitos". E, por último, "é muito produtiva e gratificante a conexão com outras pessoas pela leitura, uma vez que também leram o mesmo livro. Surgem várias interpretações e possibilidades que são reveladas no encontro do Clube. Por vezes, outras pessoas ressaltam algo que nem cogitamos, por isso a discussão fica interessante".

O "Clube de Leitura" da Unespar é uma iniciativa que abre portas para a ampliação do repertório cultural dos participantes, reforça identidades e solidariedades, e cria um ambiente saudável de debate e interpretação literária. Todos são convidados a participar e enriquecer essa comunidade de leitores.

Os encontros do "Clube de Leitura" são mensais, com o próximo agendado para o dia 03 de agosto, às 14h, discutindo "Noite na taverna", de Álvares de Azevedo. As obras selecionadas para os próximos meses incluem:

14/09: "Verity", de Colleen Hoover.

05/10: "Coraline", de Neil Gaiman.

09/11: "Olhos d’água", de Conceição Evaristo.

07/12: "Barroco tropical", de José E. Agualusa.

01/02: "The wicked + the divine", de Kieron Gillen.

08/03: "Gabriela, cravo e canela", de Jorge Amado.

Para mais informações, siga o Clube de Leitura no Instagram: @clubedolivrouv.

registrado em: , ,