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Projeto de Extensão "Educação Matemática e Tecnológica" do Campus Campo Mourão promove formação inovadora

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por Leticia Bertoli publicado: 31/10/2024 08h34 última modificação: 31/10/2024 08h34

Você sabia que a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de Campo Mourão, está promovendo um projeto de extensão voltado para a educação matemática e tecnológica? Sob a coordenação do professor Wellington Hermann, do colegiado de Matemática, o projeto "Educação Matemática e Tecnológica" oferece uma série de atividades formativas que têm como objetivo fortalecer a relação entre a matemática e as novas tecnologias, beneficiando toda a comunidade da região da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM). 

O projeto, que teve início em maio de 2024 e se estenderá até maio de 2026, é voltado para todas as pessoas interessadas em aprender matemática, compreender os fundamentos da educação matemática e explorar a utilização de tecnologias voltadas para o ensino e aprendizagem dessa disciplina. O principal objetivo do projeto é promover ações formativas em matemática e tecnologias por meio de cursos, oficinas, seminários, mostras e visitas guiadas ao Laboratório de Ensino de Matemática do campus de Campo Mourão. 

As atividades desenvolvidas estão estruturadas em duas linhas principais: Educação Matemática e Educação Tecnológica. Na linha da Educação Matemática, são ofertados cursos de Matemática Básica, oficinas sobre a utilização de materiais didáticos para o ensino e aprendizagem de matemática, além de seminários que abordam fundamentos da Educação e tendências em Educação Matemática. Na linha da Educação Tecnológica, são oferecidas oficinas de noções básicas de impressão 3D, oficinas sobre robótica educacional e oficinas de pensamento computacional.

Além dessas atividades específicas, o projeto busca integrar as duas linhas através de oficinas sobre a utilização de softwares para o ensino de matemática, oficinas de educação financeira, mostras tecnológicas, palestras e seminários que tratam de tecnologias e educação matemática. "A integração entre essas linhas é fundamental para que possamos oferecer uma formação completa e atualizada aos nossos participantes", explica o professor Wellington Hermann. "Nosso objetivo é preparar os educadores e estudantes para os desafios contemporâneos da educação, onde a tecnologia e a matemática caminham lado a lado", complementa.

Desde o início do projeto, várias ações já foram desenvolvidas, destacando-se reuniões de estudo e preparação das oficinas e minicursos realizados todas as sextas-feiras de manhã. Entre as atividades mais importantes está o curso de Robótica Educacional para docentes da educação básica. Este evento reuniu 40 professores das escolas dos Núcleos Regionais de Educação de Campo Mourão e Goioerê. Sob a coordenação dos professores Wagner Szpak, administrador de Robótica e Técnico Pedagógico do CRTE do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão (NRE-CM), e Wellington Hermann, do colegiado de Matemática da Unespar/Campus de Campo Mourão, o curso proporcionou aos participantes a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades na área da robótica educacional.

"O curso de Robótica Educacional foi um marco para o projeto. Os professores tiveram a oportunidade de explorar novas ferramentas e metodologias que certamente enriqueceram suas práticas pedagógicas", destaca o professor Hermann. A iniciativa contou com o apoio da professora Kelli Correira Theodoro de Macedo, Técnica Pedagógica do CRTE e Técnica de Comunicações do NRE-CM, do professor Aluysio Fernandes Rodrigues, Técnico Pedagógico do NRE-CM, e do professor Juliano Fabiano da Mota, do colegiado de Matemática da Unespar/Campus de Campo Mourão.

As ações subsequentes do projeto também foram um sucesso. Em setembro de 2024, foi realizado um curso de fundamentos da impressão 3D, seguido por um curso de robótica em outubro de 2024. Além disso, um curso de matemática básica ocorreu entre setembro e outubro de 2024. "Estamos empolgados com os resultados alcançados até agora e ansiosos para continuar contribuindo para a formação contínua e inovadora dos profissionais da educação em nossa região", afirma o professor Hermann.

O projeto "Educação Matemática e Tecnológica" é um exemplo de como a formação contínua e inovadora dos profissionais da educação, contribui significativamente para o desenvolvimento educacional da região. "Esperamos que este projeto não só enriqueça o conhecimento dos participantes, mas também inspire novas práticas e metodologias no ensino da matemática e das tecnologias," conclui o professor Wellington Hermann.

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