Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão lança caderno pedagógico sobre comunidades camponesas do Litoral do Paraná

Geral, Extensão

por Marina Santos Daum publicado: 23/11/2022 13h40 última modificação: 23/11/2022 14h29

Nesta quarta-feira (23), o projeto de extensão "Escolas do Campo, Comunidades e Universidade: intercâmbio de saberes", da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranaguá, lançará o livro "Comunidades e Escolas do Campo do Litoral do Paraná: caderno pedagógico". O evento acontecerá no Auditório Manoel Viana da Unespar, em Paranaguá, às 16h, e será aberto para a comunidade.

O caderno pedagógico nasceu com a proposta de aproximar o ambiente universitário com as comunidades camponesas do Litoral do Paraná, tendo por intermédio a formação continuada de professores/as e pedagogas/os. Segundo o coordenador do projeto, João Guilherme de Souza Corrêa, as professoras do campo relatavam não haver material de formação específico sobre sua realidade, tanto na graduação, quanto em demais níveis acadêmicos. “Dessa forma, a ideia ganhou tração, já que percebemos a importância de levar para a Universidade os conhecimentos próprios das comunidades do campo e os conhecimentos sobre elas”, explica João Guilherme.

Para a construção do caderno pedagógico, a equipe do projeto de extensão promoveu diálogos com as comunidades camponesas, já que sua participação era primordial para a difusão da cultura local.  Acesse clicando no link abaixo.

PARA TER ACESSO AO LIVRO CLIQUE AQUI

Para além do caderno didático, o projeto de extensão buscou, prioritariamente, promover um intercâmbio de saberes entre comunidades e universidades, e o livro foi o resultado deste diálogo. “Fizemos ainda um relato de experiência, uma aula pública para estudantes universitários, uma palestra com profissionais de escola indígena, um painel com palestras de professoras e representantes das comunidades, exposições de arte e artesanato, feira de produtos agrícolas, dois trabalhos apresentados e publicados em eventos acadêmicos e apresentações musicais”, elenca o coordenador.

O caderno didático está organizado conforme a lógica de tratar uma comunidade em cada capítulo:

• Capítulo 1 a Colônia Maria Luiza em Paranaguá;
  • Capítulo 2 a Ilha do Amparo, também de Paranaguá;
  • Capítulo 3 a comunidade de Canhembora, na região do Rio Sagrado, em Morretes;
  • Capítulo 4 a comunidade do Cachoeira, em Antonina.

Cada capítulo preocupa-se em fazer uma descrição breve e genérica sobre a comunidade, dando destaque para as falas de alguns moradores sobre o local. Em seguida, da-se destaque às escolas. Na sequência, vêm os aspectos da cultura específica de cada comunidade, como suas tradições, saberes e fazeres. Por fim, para tentar capturar elementos de contradição e/ou conflitos da comunidade, o livro aponta algumas questões que são motivos de demandas por melhorias e preocupações para elas.

Os autores do livro são bolsistas do projeto: Luana Bernardo (recém-formada em Pedagogia e coordenadora do projeto), João Guilherme de Souza Corrêa (professor do colegiado de Pedagogia de Paranaguá e orientador/coordenador do projeto); Junior Miranda (graduando de Pedagogia); Herika Moraes (graduando de Pedagogia); Michelle Alves (graduanda de Pedagogia) e Vitória Ferreira (graduanda de Pedagogia).

O caderno pedagógico é resultado do projeto de extensão, que por sua vez tem vinculo com o Programa Universidade Sem Fronteiras (Fundo Paraná/SETI).