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Projeto de Extensão "Luz, Câmera, Turista Cidadão em Ação" Transforma a Relação dos Moradores de Apucarana com a Cidade

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 24/10/2024 08h48 última modificação: 24/10/2024 08h48

Você sabia que o projeto de extensão "Luz, Câmera, Turista Cidadão em Ação: (Re)descobrindo Apucarana através do cinema e dos museus", coordenado pela professora Michele Costa, do colegiado de Turismo e Negócios da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), está revolucionando a maneira como os moradores de Apucarana se relacionam com sua cidade? Este projeto une turismo e museus como espaços de encontro e transformação, proporcionando locais de pesquisa, ensino e lazer, além de promover a inclusão social e a cidadania de uma forma envolvente e educativa.

De acordo com a professora Michele Costa, o turismo e os museus desempenham um papel crucial na promoção do lazer, da educação e da fruição cultural. No entanto, muitas dessas mudanças são impulsionadas por interesses econômicos, resultando em segregação socioespacial e dificultando o acesso democrático. O projeto visa justamente compreender os processos sociais urbanos e promover um turismo cidadão que transcenda a mera representação econômica, integrando a cultura e a história locais de maneira significativa para a comunidade.

O projeto tem como objetivo central fomentar a prática do Turismo Cidadão nos museus de Apucarana, utilizando o cinema como ferramenta para inclusão social, democratização do lazer e formação da cidadania. Durante o ano letivo de 2022, foram realizadas diversas visitas ao Museu do Café com alunos do ensino fundamental e médio das escolas municipais e estaduais de Apucarana. Essas visitas não eram apenas passeios, mas experiências educativas cuidadosamente planejadas. "Queríamos que os alunos se conectassem profundamente com a história e a cultura da cidade, e o cinema foi a ferramenta perfeita para isso", explica a professora Michele.

Nas visitas, os alunos participaram de atividades interativas e preencheram formulários para avaliar suas impressões. Além disso, houve conversas com educadores para discutir percepções e refletir sobre as experiências vivenciadas. A análise dos dados coletados revelou um quadro surpreendente: muitas crianças e adolescentes desconheciam completamente o Museu do Café e outros patrimônios culturais da cidade. "Isso mostrou a necessidade urgente de ações que promovam o acesso e a valorização desses espaços", enfatiza a professora.

Ao participarem das atividades propostas, os alunos começaram a se ver como turistas cidadãos, valorizando a memória, os usos e costumes da comunidade. Esse reconhecimento é um passo para a construção de um senso de pertencimento e identidade. "Ficou claro que muitos alunos não conheciam o Museu do Café e outros patrimônios da cidade, e ao final das visitas, eles demonstraram uma nova percepção de pertencimento e valorização do patrimônio local", destaca a professora Michele. O projeto evidenciou a necessidade contínua de ações que unam Turismo Cidadão, Patrimônio e Lazer, contribuindo para a integração social, o senso de pertencimento e a cidadania.

Este projeto também trouxe reflexões para o estudo do turismo. "Nós queríamos ir além das tradicionais análises econômicas e explorar as experiências afetivas e sociais", explica a professora. A união das áreas de Turismo, Patrimônio e Lazer demonstra a importância de pequenas cidades se engajarem na prática do turismo cidadão, permitindo uma compreensão mais ampla e inclusiva do conceito de ser turista. "Pensar em Turismo Cidadão, Patrimônio e Lazer abre um leque de possibilidades de vivências e experiências afetivas, nas quais o indivíduo inicia um processo de (re)apropriação dos espaços da cidade e inclusão social", completa a professora Michele.

A pesquisa realizada durante o projeto também incluiu uma revisão de literatura sobre os temas de Turismo Cidadão, Patrimônio e Lazer, utilizando como principais referências autores como Gastal e Moesh (2007), Dias (2006), Morettoni (2018), Marcellino (2002), Melo e Peres (2005). Com uma base qualitativa, o estudo trouxe reflexões fundamentadas na revisão teórica e nas informações obtidas através dos formulários e conversas com os alunos e professores. "Acreditamos que o processo de conexão estimulados por ações que unam o Turismo Cidadão, o Patrimônio e o Lazer deve ser continuamente estimulado, contribuindo para a capacidade de integração, senso de pertencimento e cidadania", ressalta a professora.

A professora Michele Costa e sua equipe mostram que, através de um processo lúdico e educativo, é possível transformar a relação dos moradores com sua cidade, promovendo uma apropriação efetiva dos espaços urbanos e uma valorização da identidade local. "Nós estamos muito orgulhosos dos resultados e esperamos que este projeto sirva como um modelo para outras cidades que desejam promover um turismo mais inclusivo e cidadão", conclui a professora Michele.

Os resultados do projeto demonstram a contribuição para o estudo do Turismo. "Apesar das investigações na área terem avançado qualitativamente, ainda é difícil falar de turismo sem se deparar com antigas amarras cartesianas, que limitam seu entendimento e enfatizam dados econômicos", observa Michele. O projeto "Luz, Câmera, Turista Cidadão em Ação" desafia essas limitações, oferecendo uma visão mais humanista e inclusiva do turismo, onde o valor das experiências afetivas e sociais é destacado.

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