Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão "Nas Trilhas do Saber Turístico" enriquece a integração cultural em Campo Mourão

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 25/07/2024 10h19 última modificação: 25/07/2024 10h19

Você sabia que o campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está promovendo um projeto inovador e integrador no curso de Turismo? Coordenado pela professora Tatiana Colasante, o projeto "Nas trilhas do saber turístico: explorando conhecimentos, inovando práticas, desvendando lugares em Campo Mourão" envolve disciplinas do 5º semestre do curso, como Gerenciamento de Risco e Crise, Marketing Turístico, Produtos Turísticos, Seminários de Projetos, Turismo de Base Comunitária, Lazer, recreação e entretenimento e Optativa 1: Turismo e Diversidade Cultural. Através de um trabalho interdisciplinar, os estudantes elaboram um roteiro turístico para Campo Mourão, visando enriquecer a oferta local.

O projeto atende à curricularização da extensão universitária, conforme as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, e é voltado para migrantes atendidos pela Cáritas de Campo Mourão. "Entendemos que essas pessoas que chegam à cidade precisam de acolhimento e hospitalidade," explica a professora Tatiana Colasante. Além da assistência já prestada pela entidade, o projeto propõe um reconhecimento da cidade pelo lazer e turismo, permitindo aos migrantes conhecerem espaços culturais e ambientais que promovem sociabilidade e pertencimento.

O objetivo principal é proporcionar experiências turísticas inovadoras à comunidade mourãoense, estimulando a percepção da diversidade sociocultural e ambiental da cidade. A ideia surgiu a partir de discussões no Colegiado do Curso de Turismo sobre a necessidade de atender às demandas regionais, especialmente dos migrantes de diversas localidades como Venezuela, Cuba e países africanos. "É importante demonstrar as oportunidades que Campo Mourão oferece em vários aspectos, como a diversidade cultural e hospitalidade observadas no roteiro proposto," destaca Tatiana.

O projeto tem um caráter humanitário que visa “abraçar” os migrantes, facilitando seu processo de adaptação.  "As dificuldades enfrentadas ao chegar em um lugar desconhecido, muitas vezes longe da família, tornam o processo de adaptação desafiador", afirma a professora. Em parceria com a Cáritas, especialmente com a recente inauguração da Casa do Migrante, o projeto busca dignificar a vida dos migrantes, proporcionando momentos de lazer e integração com a cidade. "Esperamos contribuir para a melhoria na qualidade de vida dos migrantes, oferecendo roteiros turísticos que ampliem suas experiências na cidade," completa a coordenadora.

Além disso, o projeto busca adaptar os roteiros turísticos às demandas apresentadas pelos migrantes, através de reuniões com representantes da Cáritas e com os próprios migrantes. "Estamos finalizando o roteiro para ser ofertado no final do semestre letivo, com a esperança de que os migrantes se sintam bem-vindos e motivados a criar vínculos com a cidade," conclui Tatiana. A parceria com a Cáritas tem potencial para futuras ações extensionistas, visando apoiar e acolher o crescente número de migrantes em Campo Mourão.

Ao final do semestre, o projeto espera oferecer roteiros turísticos que não apenas apresentem a cidade de Campo Mourão aos novos moradores, mas que também fortaleçam os laços entre os migrantes e a comunidade local, promovendo uma integração mais harmoniosa e enriquecedora para todos os envolvidos.

registrado em: , ,