Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão "NUMAPE" garante acesso à justiça e proteção para mulheres em Paranavaí

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 04/07/2024 17h15 última modificação: 04/07/2024 17h15

Você sabia que o Campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) possui um projeto de extensão dedicado ao acolhimento e atendimento de mulheres em situação de violência doméstica? O Núcleo Maria da Penha (NUMAPE), coordenado pela professora Keila Pinna Valensuela, oferece serviços jurídicos, psicológicos e sociais gratuitos com o objetivo de garantir o acesso à justiça e à proteção dos direitos dessas mulheres.

Além de oferecer acolhimento e atendimento especializado, o NUMAPE também atua na prevenção da violência, através de práticas socioeducativas e da mobilização social. "O NUMAPE se propõe a promover ações de prevenção por meio de práticas socioeducativas, articulação e mobilização social, visando o combate à violência contra as mulheres, bem como fortalecer a rede de proteção e sensibilizar a população acerca dos direitos deste público", acrescenta Keila.

O projeto é financiado com recursos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e vinculado ao Fundo Paraná. Foi oficialmente implantado em agosto de 2021, através do Termo de Cooperação TC 069/21 SETI/UGF. A equipe multiprofissional do NUMAPE, que inclui advogados, psicólogos e assistentes sociais, trabalha de forma ética e confidencial, oferecendo um atendimento humanizado e qualificado. "O NUMAPE é reconhecidamente uma instituição que presta um serviço relevante em Paranavaí e comarcas, tendo em vista que o acesso à justiça é o diferencial para as mulheres beneficiadas", destaca a professora Keila.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30, na sala 17 do bloco "A" do campus da Unespar em Paranavaí. As mulheres podem buscar atendimento espontaneamente ou através de agendamento prévio. Além disso, o NUMAPE recebe encaminhamentos de diversas instituições, como a Delegacia da Mulher, a Patrulha Maria da Penha, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), a Rede Municipal de Saúde e Instituições de Ensino.

Desde sua criação, o NUMAPE tem se consolidado como um espaço importante para a formação de estudantes e recém-formados, proporcionando experiência prática e profissionalização. "O NUMAPE se constitui em espaço privilegiado de construção do conhecimento, atendendo aos objetivos da universidade que tem em suas diretrizes o tripé: ensino, pesquisa e extensão", afirma a professora Keila.

Com uma atuação abrangente, o NUMAPE atende demandas de Paranavaí e de outros municípios da comarca, como Amaporã, Nova Aliança do Ivaí, Tamboara, além dos distritos de Mandiocaba, Quatro Marcos, Piracema, Graciosa e Sumaré. Para ser atendida, a mulher deve portar documentos pessoais, comprovante de residência e, se possível, boletim de ocorrência e medida protetiva. "Todas as mulheres são acolhidas e orientadas, independentemente da documentação completa no primeiro atendimento", reforça a professora.

O NUMAPE também promove palestras, capacitações, cursos, eventos e pesquisas, contribuindo para a conscientização e sensibilização da população sobre os direitos das mulheres e o combate à violência. Além disso, realiza acordos judiciais, visitas domiciliares e institucionais, e oferece assessoria e consultoria para a rede de profissionais de atenção e proteção às mulheres.

A professora Keila enfatiza a importância do NUMAPE não apenas para as mulheres atendidas, mas também para a comunidade acadêmica e para os profissionais envolvidos. "O NUMAPE é um espaço que oportuniza a formação para o trabalho e para a vida dos estudantes que estão no núcleo. Também é um espaço importante para os profissionais recém-formados que adquirem experiência e se tornam referência no município", observa.

O projeto fortalece a rede de atendimento e proteção, articulando-se com diversas entidades, como prefeituras, secretarias, CRAS, CREAS, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Delegacia da Mulher e os conselhos de direitos da mulher. "A prioridade está no desenvolvimento de ações para o fortalecimento do sistema de garantia de direitos para mulheres em situação de violência", conclui Keila.

Para mais informações sobre o NUMAPE, você pode entrar em contato pelo telefone (44) 99882-9739, pelo e-mail numape.paranavai@unespar.edu.br, ou seguir o núcleo nas redes sociais: Instagram (@numape.paranavai) e Facebook (Numape Paranavaí).

registrado em: , ,