Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão "O ensino de Artes Visuais e os projetos especiais no contexto escolar" fortalece a educação artística em Curitiba

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 01/08/2024 17h16 última modificação: 01/08/2024 17h16

Você sabia que a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) tem um projeto de extensão voltado para o ensino de Artes Visuais em escolas? O Projeto de Extensão “O ensino de Artes Visuais e os projetos especiais no contexto escolar”, vinculado ao Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unespar Campus de Curitiba I Embap, busca integrar a prática pedagógica com a pesquisa acadêmica na formação inicial de professores, promovendo o ensino e a aprendizagem das Artes Visuais em projetos e programas especiais de Arte, prioritariamente no ambiente escolar formal. A iniciativa valoriza uma educação sensível, estética e crítica, contribuindo para a construção de novas relações de aprendizagem por meio de diálogos intercurriculares, interculturais, interpessoais e intergeracionais.

A professora e coordenadora do projeto, Solange Garcia Pitangueira, contou que o projeto visa não apenas a ampliação do repertório artístico dos acadêmicos, mas também a promoção de uma educação estética, sensível e crítica. "A educação estética pode transpor a vivência escolar cotidiana, construindo novas relações de aprendizado e de diálogos sobre o universo da Arte", destaca.

Inicialmente, o projeto surgiu como um piloto em 2023, e devido à ótima aceitação, foi expandido em 2024. Atualmente, ele envolve a comunidade escolar do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, localizado no Centro de Curitiba. As atividades ocorrem duas vezes por semana, às quintas e sextas-feiras, das 12h às 13h, em um formato de ateliê de Arte aberto a alunos, professores e funcionários.  "Devido à ótima conveniência do público participante, planejamos dar continuidade em 2024, ampliando o cronograma das atividades até o final deste ano e aumentando a participação de acadêmicos de Licenciatura em Artes Visuais", relata a professora.

O foco principal do projeto é a Arte Paranaense, com um planejamento que intercala conteúdos sobre a história da Arte, artistas visuais e atividades de criação poética. Neste momento, o tema desenvolvido é "Retrato e Autorretrato". A programação também inclui a organização de exposições da produção artística dos participantes. A equipe executora é composta por quatro acadêmicas de Licenciatura em Artes Visuais e pela professora de Arte do colégio. Essas ações visam estabelecer contribuições críticas ao debate sobre o fortalecimento das atividades extensionistas nos currículos dos cursos de formação de professores em Artes Visuais, destacando a importância da pesquisa e da prática docente.

A professora Solange também destaca o papel da Unespar nesse projeto: "A Universidade, como instituição formadora, reafirma seu papel social ao planejar e produzir práticas educativas em projetos integrados, estreitando a distância entre os saberes acadêmicos e os saberes da Educação Básica, favorecendo o (re)conhecimento de outras realidades e promovendo uma transformação mútua".

Além das atividades práticas, o projeto de extensão "O Ensino de Artes Visuais e os Projetos Especiais no Contexto Escolar" também oferece aos acadêmicos, oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal. Eles não apenas aplicam seus conhecimentos teóricos, mas também vivenciam a realidade das salas de aula, aprendendo a lidar com os desafios e as dinâmicas do ambiente escolar.

A professora Solange acredita que iniciativas como esta são fundamentais para o fortalecimento do ensino de Artes Visuais nas escolas e para a formação de professores mais preparados e conscientes de seu papel transformador na sociedade. "Nossa missão é proporcionar uma formação que valorize a sensibilidade artística, a crítica construtiva e o compromisso social. A arte tem o poder de transformar vidas, e queremos que nossos alunos sejam agentes dessa transformação", conclui.

O projeto "O ensino de Artes Visuais e os projetos especiais no contexto escolar" exemplifica o comprometimento da Unespar com a formação integral de seus acadêmicos, promovendo uma articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Esta iniciativa amplia o repertório de práticas educacionais e artísticas dos futuros professores e, também, fortalece a ligação entre a Universidade e as escolas, enriquecendo a experiência educacional de toda a comunidade envolvida.

registrado em: , ,