Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão "O Entrelace entre as Tecnologias e o DUA" promove acessibilidade educacional em Paranaguá

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 04/10/2024 11h49 última modificação: 04/10/2024 11h49

Você sabia que no campus de Paranaguá da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) tem um projeto de extensão que está transformando a forma como a educação inclusiva é abordada nas escolas municipais? Intitulado "O entrelace entre as tecnologias e o Desenho Universal para Aprendizagem: o caminho para a acessibilidade nas escolas municipais do município de Paranaguá", o projeto tem como objetivo investigar práticas educativas que integram o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) com o uso de tecnologias digitais e assistivas.

Coordenado pela professora Leociléa Vieira, o projeto envolve diretamente cinco acadêmicos do curso de Pedagogia, além de contar com o apoio de uma bolsista do Pibis, uma bolsista do Pibex e uma mestranda do Profei. “Em um primeiro momento, sentimos a necessidade de os acadêmicos se apropriarem do entendimento do assunto. Assim, realizamos uma pesquisa bibliográfica, que abrangeu a fundamentação teórica, a fim de buscar a compreensão de conceitos como Desenho Universal para a Aprendizagem, tecnologias assistivas e mídias digitais no contexto educativo”, explica a professora.

A pesquisa incluiu o levantamento de literaturas em bases de dados como o Portal de Teses e Dissertações e o Portal de Periódicos, ambos gerenciados pela CAPES. Os estudos resultaram em dois artigos acadêmicos, um já publicado em um periódico com avaliação QUALIS e outro em processo de publicação. Além disso, a mestranda do Profei, que também é professora na rede pública municipal, contribuiu com outras publicações em periódicos e apresentações em eventos científicos. “A proposta tem sido desenvolvida na prática e culminará na dissertação de mestrado da mestranda”, acrescenta Leociléa.

A ideia para o projeto surgiu a partir das observações da professora durante as atividades de estágio supervisionado nas disciplinas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, quando ela notou a dificuldade dos professores em planejar aulas inclusivas dentro de um currículo rígido. “Como pesquisadora de assuntos que buscam por uma educação inclusiva, me deparei com o DUA, que é uma estratégia metodológica que tem por intuito possibilitar que o currículo seja acessível a todos os estudantes, respeitando as individualidades de cada um. E assim, desde 2020, tenho me dedicado a aprofundar conhecimentos sobre o assunto”, relata a professora.

De acordo com Leociléa, a relevância desse projeto se destaca pela sua capacidade de promover uma educação inclusiva, ao adotar os três princípios orientadores do DUA: engajamento, que se refere à motivação e ao envolvimento dos alunos; representação, que trata da apresentação dos conteúdos de diferentes formas; e ação e expressão, que envolve a flexibilização das formas como os alunos demonstram o que aprenderam. “A partir desses princípios, o DUA busca que alunos com características diversas se tornem protagonistas no seu processo de construção do conhecimento, garantindo que a educação seja acessível e significativa para todos”, enfatiza Leociléa.

Através da combinação de pesquisa teórica e aplicação prática, o projeto liderado por Leociléa Vieira está transformando a realidade educacional de Paranaguá. Ao flexibilizar o currículo e adotar práticas pedagógicas inclusivas, o projeto busca transformar os alunos em protagonistas de seu próprio aprendizado, respeitando suas individualidades e promovendo um ambiente educacional inclusivo.

registrado em: , ,