Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão oferta cursos para moradores do litoral

Projeto de extensão oferta cursos para moradores do litoral

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Projeto de extensão realizará três cursos na próxima semana

Três cursos gratuitos atenderão os moradores de Paranaguá, Pontal do Paraná e Matinhos na próxima semana. As atividades fazem parte do projeto de extensão Couro de Peixe, realizado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranaguá.

O curso de artesanato com couro e escamas de peixe será o primeiro a ser ofertado. Na segunda e terça-feira, 20 e 21, os integrantes do projeto realizarão a atividade no campus de Paranaguá das 14 às 18 horas. Nos dias seguintes, quarta e quinta-feira, 22 e 23, o curso será realizado no curtume comunitário de Pontal do Paraná.

Entre terça e quarta-feira, 21 e 23, o projeto também realiza o curso de curtimento de couros de peixes no curtume de Pontal do Paraná. Os encontros estão programados para acontecer das 14 às 17 horas no primeiro dia, das 8h30 às 17h30 no segundo e das 9 às 16 horas no último.

Cada curso tem o limite de dez vagas. Os interessados podem se inscrever na secretaria da Unespar campus de Paranaguá, no Provopar de Pontal do Paraná ou pelo endereço eletrônico courodepeixe@unespar.edu.br. No dia das atividades, os inscritos deverão apresentar comprovante de residência.

A professora do colegiado de Ciências Biológicas e coordenadora do projeto, Kátia Kalko Schwarz, comenta que a pele de peixe geralmente é jogada no meio ambiente, no lixo comum ou enterrada. Essa constatação motivou a criação do projeto que tem ações formativas como uma das maneiras de gerar trabalho e renda para as comunidades.