Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão "Pedagogia e Psicologia Hospitalar" leva atendimento educacional e psicológico a crianças e adolescentes hospitalizados na Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 12/09/2024 14h45 última modificação: 12/09/2024 14h45

Você sabia que a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está promovendo um projeto de extensão que faz toda a diferença na vida de crianças e adolescentes hospitalizados? O projeto "Pedagogia e Psicologia Hospitalar: a efetivação do direito ao atendimento educacional de crianças e adolescentes hospitalizados na Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão", coordenado pela professora Sandra Garcia Neves, do curso de Pedagogia, oferece atendimento lúdico-pedagógico e psicológico diário a crianças e adolescentes hospitalizados na Santa Casa.

A iniciativa visa promover a saúde, além de fomentar o desenvolvimento cognitivo, socioafetivo e emocional dos pacientes, contribuindo para minimizar os impactos negativos da hospitalização. O projeto surgiu como uma retomada de uma iniciativa anterior, desenvolvida em 2004 pela professora Antônia Maria Bersanetti. Naquela época, o projeto, intitulado "Assistência pedagógica à criança hospitalizada – Pedagogia Hospitalar", tinha como foco a organização de um espaço hospitalar para atendimento pedagógico das crianças. Esse espaço era equipado com recursos adquiridos junto à comunidade de Campo Mourão, criando um ambiente acolhedor e educativo dentro do hospital.

A professora Sandra Garcia Neves destacou a importância de retomar e expandir esse projeto: "O principal objetivo do projeto é estruturar e organizar a brinquedoteca hospitalar para realizar atendimentos pedagógicos e psicológicos. As práticas aplicadas visam à promoção da saúde e ao desenvolvimento das crianças e adolescentes hospitalizados". Ela acrescenta que o ambiente educativo e de apoio psicológico dentro do hospital é essencial para reduzir os atrasos de desenvolvimento que podem ocorrer devido ao afastamento da escola e do cotidiano das crianças, especialmente aquelas com doenças que requerem hospitalizações prolongadas ou frequentes.

O projeto é financiado com uma bolsa de extensão, o que possibilitou a contratação de bolsistas e a aquisição de materiais necessários para a criação e manutenção da brinquedoteca hospitalar. A professora Sandra Garcia Neves explicou que a continuidade do projeto dependerá de novos financiamentos: "Submetemos uma nova proposta de financiamento para a Itaipu Binacional. Se aprovado, o projeto continuará a beneficiar a comunidade da COMCAM, com foco especial nas crianças e adolescentes hospitalizados na Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão".

Além de proporcionar um ambiente mais humanizado e acolhedor para os pacientes, o projeto também oferece experiência prática aos estudantes da Unespar. Ao participarem do projeto, os estudantes têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em situações reais, desenvolvendo habilidades práticas e competências essenciais para sua formação profissional. "Essa experiência é fundamental para os nossos estudantes. Eles aprendem a lidar com situações delicadas, desenvolvem empatia e compreendem a importância de um atendimento humanizado e integrado", ressaltou Sandra Garcia Neves.

O impacto do projeto vai além do atendimento direto aos pacientes. Segundo a professora, a presença dos estudantes e a realização das atividades pedagógicas e psicológicas também têm um efeito positivo sobre as famílias das crianças hospitalizadas. Os pais e responsáveis, muitas vezes, enfrentam grande sofrimento e ansiedade durante o período de hospitalização de seus filhos. Ver seus filhos engajados em atividades lúdicas e educativas, recebendo apoio psicológico, traz um conforto adicional e ajuda a aliviar a tensão emocional.

Essa iniciativa, ao oferecer suporte educacional e psicológico dentro do ambiente hospitalar, não apenas melhora a qualidade de vida dos pacientes, mas também contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes envolvidos, preparando-os para enfrentar os desafios profissionais futuros com sensibilidade e competência. Assim, a Unespar continua a fortalecer seus laços com a comunidade, promovendo ações que fazem a diferença na vida das pessoas e reafirmando seu papel como uma instituição comprometida com a transformação social através da educação e da extensão.

registrado em: , ,