Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Extensão "Sinalizando Conhecimento" promove inclusão e educação para surdos no campus de Apucarana

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 18/07/2024 13h24 última modificação: 19/07/2024 13h03

Você sabia que o projeto de extensão "Sinalizando conhecimento: contribuições para Educação de Surdos" do campus de Apucarana, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), é uma ação que visa promover a comunicação e disseminação de informações essenciais para a comunidade surda? Desenvolvido em parceria com o Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná (CAS Apucarana) e o Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade (GPED) da Unespar, o projeto busca abordar temas muitas vezes negligenciados ou tratados superficialmente, como saúde, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, sexualidade e violência sexual contra crianças e adolescentes surdos.

O projeto oferece cursos de Libras em três níveis – básico, intermediário e avançado – para a comunidade em geral. Além disso, promove lives e atividades com temáticas diversificadas, visando não apenas a inclusão social das pessoas surdas, mas também a imersão dos ouvintes na cultura surda. Quando abertas, as inscrições para os cursos podem ser realizadas por meio do site do CAS de Apucarana. Além disso, o acompanhamento das datas pode ser feito através do perfil das redes sociais do CAS, facilitando o acesso da comunidade interessada.

O coordenador do projeto, professor Ricardo Desidério, destaca a importância dessas ações para minimizar as barreiras de comunicação entre ouvintes e surdos: "O projeto, além de possibilitar um diálogo entre a Universidade e a comunidade, ele também é um instrumento de acesso à educação inclusiva, principalmente nas reflexões/discussões da/para a Educação de Surdos".

A ideia do projeto surgiu a partir da experiência pessoal do professor Ricardo Desidério como surdo unilateral. "Perdi minha audição direita em 2020 e, desde então, decidi aprender Libras e conhecer mais a comunidade surda. Isso me aproximou dos professores e intérpretes do CAS, e juntos implementamos o projeto em 2023. Desde então, o projeto ocorre anualmente e de forma ininterrupta”, relata o professor.

O projeto também é um importante instrumento de acesso à educação inclusiva, proporcionando reflexões e discussões sobre a educação de surdos. Outro aspecto destacado pelo coordenador é o comprometimento e profissionalismo dos professores, intérpretes e funcionários do CAS. "Eles são fundamentais para a organização e oferta dos cursos de Libras e das lives. Todas as atividades desenvolvidas são apresentadas em relatórios à Divisão de Extensão do campus para a emissão dos certificados. Vale lembrar que todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade", ressalta o professor Ricardo.

O projeto "Sinalizando conhecimento: contribuições para educação de surdos" demonstra como a inclusão e a educação podem ser promovidas de forma eficiente e integrada, beneficiando tanto a comunidade surda quanto a ouvinte. A iniciativa fortalece os laços entre a universidade e a comunidade, promovendo uma sociedade mais justa e inclusiva.

registrado em: , ,